top of page

Ferrovia: Começam os testes de homologação na Espanha do ETR1000 da Ilsa


A partir desta semana terão início os testes de homologação, na linha Figueras-Perpignan, do primeiro trem ETR1000 da operadora privada Ilsa que saiu da fábrica de Pistoia, na Itália, em junho passado.


Após a realização de um primeiro período de testes na via, o comboio continuará o percurso nas linhas Madrid-Barcelona, ​​Madrid-Valência e Madrid-Sevilha, paralelamente à chegada, ainda antes do final do ano, de outras duas unidades que também participarão do processo de homologação.



A ligação Figueras-Perpignan, onde terá início o processo de testes, tem 44,4 quilómetros e cumpre todas as especificações técnicas de interoperabilidade ferroviária europeia, ligando a Espanha à França e ao resto da Europa.


A Ilsa investiu 1.000 milhões de euros na sua frota inicial de trens para a Espanha, composta inteiramente por trens novos, cuja fabricação é realizada entre a Itália e a Espanha. Seus sistemas de propulsão são fabricados na fábrica da Alstom, na cidade de Trápaga, enquanto a montagem e a regulagem são feitas na fábrica da Hitachi Rail, em Pistoia.


O trem

O ETR1000 tem duzentos metros de comprimento e capacidade para até 467 passageiros, está equipado com ERTMS / ETCS e pode atingir velocidades máximas de até 360 km/h. Seu impacto ambiental é estimado em apenas 28 gramas de dióxido de carbono por passageiro/ quilômetro, e 95 por cento de seus materiais são recicláveis.


Conhecido na Itália como Frecciarossa 1000, possui corredores largos, assentos ergonômicos, sistemas para reduzir ruído e vibração e a capacidade de oferecer conectividade 5G de última geração.


A Ilsa, propriedade da Air Nostrum e da Trenitalia, pretende iniciar as suas operações em Espanha no segundo semestre de 2022, ligando Madrid, Barcelona, ​​Valência, Sevilha, Saragoça, Alicante, Córdoba e Málaga numa primeira fase e, e após esse período, a expansão no país bem como a internacionalização para outras ligações na Europa.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page