top of page

Ferrovia: Alstom vai modernizar e digitalizar trens para melhorar o tráfego em Stuttgart


A Alstom assinou um contrato com a DB Regio para modernizar e equipar em 215 trens regionais de Stuttgart, trens S-Bahn da Alemanha, com a tecnologia de sinalização Sistema Europeu de Controle de Trem (ETCS) e Operação Automática de Trem (ATO). Parte do projeto ferroviário de referência é conhecido como Stuttgart 21, e o contrato verá a Alstom reformar os trens BR 423 e BR 430 que operam nas linhas ferroviárias convencionais e S-Bahn da grande área de Stuttgart. O valor do contrato é de cerca de 130 milhões de euros.


A implementação do ETCS Nível 2 e Nível 3, bem como ATO no nível de automação 2 (GoA 2), garantirá uma operação mais sustentável, intervalos mais curtos e uma sequência de trens mais intensa. Com um fluxo geral de tráfego ferroviário mais eficiente, os passageiros podem esperar serviços mais frequentes e conexões mais rápidas.


“Ao equipar os veículos com a mais recente tecnologia de sinalização e a parceria de inovação com a Deutsche Bahn, estamos juntos dando uma contribuição decisiva para a implementação do projeto Stuttgart 21 e a digitalização do transporte ferroviário alemão”, disse Michael Konias, chefe da Digital E Sistemas Integrados na Alstom para Alemanha, Áustria e Suíça. “Este contrato de sinalização para o Stuttgart S-Bahn é outra demonstração das valiosas sinergias resultantes da aquisição da Bombardier Transportation pela Alstom. O contrato também criará mais de 150 empregos ferroviários digitais em Berlim, Braunschweig e Mannheim ”, acrescentou Konias.



Inicialmente, a Alstom fará o retrofit e relançará dois veículos protótipos BR 423 e quatro BR 430 com ETCS Níveis 2 e 3, bem como ATO GoA2, até o final de 2023. O contrato também inclui a entrega dos equipamentos de série e a supervisão da instalação de mais 58 veículos das séries BR 423 e 151 BR 430. Já em janeiro de 2025, os veículos S-Bahn adaptados irão operar nas primeiras linhas a serem equipadas com ETCS Nível 2. No final de 2025, a operação ETCS Nível 2 com ATO GoA 2 começará na linha principal de S-Bahn. Depois de concluído, a frequência dos serviços será aumentada.


Quando equipadas com a mais recente tecnologia de sinalização ETCS, as unidades de tração começarão a entrar em serviço em 2025, a tempo do lançamento do Stuttgart Digital Node, o primeiro hub ferroviário digitalizado da Alemanha para todas as categorias de trens. Um acordo contratual para a atualização futura de acordo com as próximas Especificações Técnicas ETCS para padrões de interoperabilidade já foi acordado para 2026/27. Além disso, a DB e a Alstom também estão cooperando para desenvolver, e implementar, novas tecnologias de sinalização para continuar impulsionando a revolução digital ferroviária urbana que está ocorrendo na Alemanha.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br





Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page