A Alstom e a Akiem, empresa europeia de aluguel de material rodante, assinaram um contrato-quadro para 100 locomotivas multissistema Traxx Universal (MS3). O pedido inclui uma parcela firme de 65 locomotivas e opção por outras 35. O montante total do contrato-quadro ascende a 500 milhões de euros. Com esta encomenda, a Akiem confirma a sua posição de liderança no mercado europeu de aluguer de locomotivas, bem como a sua ambição de contribuir para o crescimento do mercado ferroviário, com grandes investimentos em corredores de França para uma dezena de outros países.
As locomotivas multisistema Traxx se beneficiam do consumo de energia otimizado e podem realizar operações de carga e passageiros a velocidades de até 160 quilômetros por hora. Serão utilizados em 12 países europeus: Alemanha, Áustria, Suíça, França, Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia. Uma característica única das locomotivas multissistema Traxx é que algumas delas serão entregues com o módulo “última milha”, permitindo acesso a portos, terminais ou instalações industriais sem a necessidade de uma locomotiva de manobra.
“Estamos muito orgulhosos de que a Akiem esteja expandindo sua frota de locomotivas com seu maior pedido de locomotivas Traxx, destinadas a um número significativo de países diferentes. Através deste acordo-quadro, a Akiem e a Alstom reforçarão a sua posição dominante no sector das locomotivas em diferentes corredores europeus, incluindo no seu mercado interno. - Kevin Cogo, Vice-presidente, Material Rodante, Locomotivas e Componentes.
Fabien Rochefort, presidente da Akiem, acrescentou:
“Akiem tem o prazer de fazer este novo pedido à Alstom. Investimos constantemente em nosso portfólio de locomotivas para atender nossos clientes e desenvolver novas posições no mercado. Estes investimentos permitirão oferecer, de forma eficiente e sustentável, novas rotas que contribuirão para aumentar a transferência modal para o transporte ferroviário na Europa. 55 locomotivas desta encomenda serão operadas de França para a Europa, num contexto em que não há entrega deste tipo há mais de uma década. Pretendemos contribuir para a modernização do transporte ferroviário de mercadorias e de passageiros interurbanos em França e facilitar a inovação e a concorrência com o apoio das nossas equipas de manutenção e serviços. »
A montagem das locomotivas deverá ocorrer nas instalações da Alstom em Kassel, Alemanha. As entregas das locomotivas estão previstas entre 2025 e 2028.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Comments