A ligação ferroviária de alta velocidade Madrid-Barcelona atingiu em agosto passado, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, um volume de viajantes maior do que o registrado antes da crise de saúde com um total de 309.000 viajantes.
O número de viajantes entre as duas capitais foi de 308.991 no último mês de agosto, ante os 265.217 usuários que embarcaram no trem de alta velocidade em agosto de 2019, sendo ainda mais importantes estes números já que o corredor Madrid-Barcelona sofre uma redução do tráfego no verão europeu.
Este marco mostra não só a recuperação progressiva da mobilidade em geral e da utilização do transporte ferroviário em particular em comparação com outros modais, mas também o efeito da liberalização do transporte ferroviário de passageiros, ocorrida em dezembro de 2020.
Impacto positivo da liberalização do transporte de passageiros
Os dados mostram que a incorporação de um novo operador ao corredor de alta velocidade Madrid-Barcelona, Ouigo, bem como a criação do serviço low cost Avlo pela Renfe, tiveram um efeito muito positivo sobre a procura. 63 por cento dos viajantes que viajaram em agosto entre Madrid e Barcelona, e vice-versa, utilizaram os serviços da Renfe, enquanto os restantes 37 por cento optaram pelo Ouigo.
O crescimento do tráfego de passageiros na relação Madrid-Barcelona tem sido constante nos últimos meses, tanto ao nível dos trens Renfe como Ouigo, pelo que a liberalização está a beneficiar o sector como um todo.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments