Ferrari 296 GT3, um V6 para uma nova história esportiva
- Redação Publiracing
- 30 de jul. de 2022
- 5 min de leitura

A Ferrari 296 GT3 representa o futuro da marca nas corridas de GT, setor que sempre viu o relacionamento mais próximo com os clientes e a maior transferência de tecnologia e soluções inovadoras para carros de produção. O 296 GT3 surgiu do 296 GTB, a mais recente evolução do conceito berlinetta esportiva de dois lugares, com motor traseiro, da empresa Maranello.
O Ferrari 296 GT3 é um projeto inovador que a marca italiana decidiu desenvolver para continuar uma tradição de vitórias que remonta a 1949, quando o 166 MM triunfou nas 24 Horas de Le Mans. Esta é uma nova abordagem em termos de design, gerenciamento de carros em todas as etapas de um fim de semana de corrida, eletrônica e até mesmo a arquitetura do motor, um 6 cilindros turbo de 120°. Um novo conceito construído para atender às necessidades de equipes, pilotos profissionais e os chamados de Gentleman Drivers que participam de diversos campeonatos pelo mundo e nos quais a Ferrari sempre se concentrou. Este carro foi meticulosamente projetado em todos os detalhes e de todos os ângulos, em conformidade com os novos regulamentos do GT3.
Motor e caixa de velocidades. O 296 GT3 marca o retorno às pistas de uma Ferrari com motor de seis cilindros ainda que, de acordo com os regulamentos técnicos, não tenha a unidade elétrica presente no 296 GTB. Uma configuração em V de 120° em que o motor, que sempre esteve no centro dos projetos da Ferrari, está mais à frente e mais baixo do que na versão de estrada, em benefício pois apresenta um centro de gravidade mais baixo e maior rigidez de torção, que é cerca de 10% maior do que no 488 GT3 .

Câmbio
A caixa de câmbio do 296 GT3 é nova e desenvolvida especialmente para este carro. Os designers e engenheiros optaram por uma unidade de embreagem de disco único com seis marchas, dispostas transversalmente para melhor aerodinâmica e distribuição de peso. O acionamento da embreagem agora é eletrônico e pode ser controlado a partir do volante, em vez de mecânico através do pedal, enquanto a mudança de marcha é acionada eletricamente. A miniaturização dos componentes e o uso de materiais premium permitiram manter baixo o peso da caixa de câmbio Xtrac, beneficiando o desempenho.
Design e aerodinâmica
O desafio enfrentado pelos designers foi limitar a sensibilidade do carro às forças geradas pela aerodinâmica, para fornecer um equilíbrio extraordinário em benefício da dirigibilidade e da confiança do piloto. A geometria de todos os componentes, desde a carroceria até os apêndices da asa, foi projetada em detalhes sob condições operacionais variadas e em interação aerodinâmica mútua para otimizar o desempenho e torná-lo robusto em diferentes contextos de corrida, também quando no slipstream de outros carros. Do splitter dianteiro ao extrator traseiro, que possui um difusor com design tridimensional sofisticado, o 296 GT3 se destaca por um design refinado que visa alcançar o menor arrasto possível.
Já a cabine foi completamente redesenhada em relação ao 488 GT3, em resposta às sugestões dos pilotos e clientes da fábrica. O resultado é um cockpit que permite ao seu ocupante encontrar de forma rápida e eficaz a melhor posição de condução, com as principais funções sempre ao seu alcance. Muitos controles e funções foram transferidos para o novo volante inspirado em monolugares da Fórmula 1, enquanto a posição do assento Sabelt oferece ótima visibilidade, tanto de dia quanto de noite. Ele também adiciona um novo nível de conforto para pilotos de diferentes tamanhos e estaturas que podem usar os pedais ajustáveis e direção para encontrar sua melhor posição no carro. O sistema de ar condicionado e o fluxo de ar dentro da cabine foram projetados para fornecer ventilação adequada em todas as condições, ajudando o piloto a se concentrar em todas as etapas de uma corrida.

O 296 GT3 tem uma distância entre eixos maior que o de versão de estrada, dentro dos limites regulamentares, e design de suspensão diferente do 488 GT3, com cinemática e estruturas dedicadas. Os braços triangulares duplos nas suspensões dianteiras e traseiras são projetados para oferecer máxima aderência mesmo em altas velocidades, limitando o estresse dos pneus tanto quanto possível, em benefício da vida útil, desempenho e confiabilidade do importante componente. A suspensão, como as barras estabilizadoras, apresentam a maior variedade possível de configurações, proporcionando aos pilotos e seus engenheiros a melhor configuração possível. O sistema de freios também foi revisado e atualizado, com pinças e discos recém-projetados (agora 400 mm na frente). A Rotiform desenvolveu uma nova roda forjada homologada especificamente para o 296 GT3. Englobado na parceria, o volante exclusivo, totalmente novo, e oferecido para todos os carros de corrida de nível profissional Ferrari 296 GT3 de fábrica.
Ao projetar o 296 GT3, os engenheiros da Ferrari se concentraram em acelerar as operações de pista no carro durante a corrida e pré-corrida. Deste ponto de vista, é mais fácil modificar a configuração do 296 GT3 do que o modelo anterior devido aos componentes mecânicos e elásticos mais acessíveis. As operações relacionadas com as verificações do motor ou dos principais sistemas de acessórios também foram significativamente melhoradas para reduzir o tempo de intervenção no carro. No entanto, a nova Ferrari também difere significativamente de seus rivais em termos de substituição de partes importantes do carro. As partes dianteira e traseira podem ser trocadas em segundos devido a uma série de dispositivos e soluções que garantem um retorno rápido à pista após qualquer dano que afete a aerodinâmica ou o desempenho.
O 296 GT3 foi desenvolvido tendo em mente o uso extremo, típico das classes “Pro”, onde a vitória é o objetivo final, e para pilotos Gentleman Drivers, para quem a corrida é principalmente diversão. Todo o conceito do projeto surgiu em 2020 e foi implementado com as primeiras simulações de CFD e modelos de simuladores. Depois vieram os testes internos, que definiram a forma aerodinâmica do carro no túnel de vento, a afinação do motor em bancada e o teste de rigidez do chassi do veículo. O carro finalmente completou os testes de resistência no 4WD Dyno de Maranello. Desde o primeiro shakedown na pista de Fiorano em 12 de abril de 2022, a nova Ferrari completou dezenas de milhares de quilômetros preparando-a para as corridas que vai ter pela frente.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOTOR
Tipo F163CE, 6 cil. V 120°, 4 válvulas por cilindro, 2992 cm³, GDI Turbo
Furo/Curso 88 x 82 mm
Potencia em torno de 600 Hp* a 7250 rpm
Torque máximo em torno de 710 Nm* a 5500 rpm
CAIXA DE VELOCIDADE
Caixa de velocidades sequencial transversal, 6 velocidades com borboletas no volante
Atuador de embreagem eletrônica com paddle no volante
Caixa de engrenagens de magnésio com tanque de coleta de óleo integrado
Diferencial ajustável de pré-carga pneumática
CHASSIS
Faixas: 1726 mm à frente / 1710 mm atrás
Largura: 2050 mm máx. (sem espelhos)
Distância entre eixos: 2660 milímetros
Peso (sem combustível, sem piloto): 1250 kg
Suspensão dianteira e traseira: braços de suspensão duplos, braços tubulares de aço, montantes de alumínio. 5 opções de amortecedores ajustáveis
Aros: Dianteiro 12,5" x 18", Traseiro 13" x 18"
Pneus: Dianteiro 30/68/18, Traseiro 31/71/18
Discos de freio: Dianteiro Ø 400x36, Traseiro 332x32
Pinças de freio: 6 pistões dianteiros, 4 pistões traseiros
Pastilhas de freio: Dianteira 30 mm, Traseira 26,5 mm
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