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Fenatran: Portfolio de tecnologias Cummins marcam presença no estande do fabricante


Fenatran: Portfolio de tecnologias Cummins marcam presença no estande do fabricante

Solução promissora para um mundo carbono neutro, o hidrogênio verde está nos centros de pesquisa e desenvolvimento da Cummins que já conta com iniciativas bastante avançadas que privilegiam o uso desta tecnologia de zero impacto ambiental para veículos e aplicações industriais e químicas. Desde motores à combustão passando por células de combustível e eletrolisadores para produção de hidrogênio capazes de usar energia de fonte elétrica renovável como hidrelétrica, eólica e solar, as soluções da líder global em energia são estratégicas no processo e compromisso com a descarbonização.


As ações da Cummins integram o plano de sustentabilidade Destino ao Zero para atingir zero emissão até 2050, reduzindo os impactos na qualidade do ar de seus produtos e os gases de efeito estufa (GEE), por meio dos avanços em soluções baseadas em motores e investimentos em tecnologias certas no momento certo, com uma profunda compreensão dos clientes.


Uma das soluções de energia renovável e limpa para reduzir as emissões de poluentes é a plataforma de motor agnóstico de combustível de baixo carbono. “Trata-se de uma linha de motores à combustão interna que pode operar com combustíveis como diesel, gás natural e hidrogênio, separadamente, por meio de uma arquitetura de motor comum com muita semelhança entre as peças”, explica Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.


A inovação da Cummins foi projetada para substituir um motor Diesel, mantendo o mesmo powertrain, utilizando tecnologias com as quais OEMs, gerentes de frota e operadores estão familiarizados.


Pioneiro neste processo, o motor Cummins X15H oferece o potencial de levar energia de hidrogênio de carbono zero para caminhões de longa distância de até 44t, com potência máxima de 530 hp (395 kW) e um impressionante pico de torque de 2.600 Nm. O conceito do motor Cummins X15H está sendo exibido durante a Fenatran 2022 que vai até amanhã no São Paulo Expo (SP).


A Cummins estima que um caminhão pesado, com um sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio de alta capacidade e alimentado pelo X15H, ofereça um alcance operacional potencial de mais de 1 mil km. De acordo com as previsões da empresa, o motor a combustão interna a hidrogênio deve chegar no mercado global em 2026.


Células de combustível e eletrolisadores - O engajamento da Cummins rumo à descarbonização inclui tecnologias de células de hidrogênio, proposta da líder global em energia para atingir zero emissão. Neste processo, as células de combustível geram energia elétrica usando o hidrogênio combustível, carregando as baterias do veículo que, por sua vez, alimentam o motor de tração elétrico.

Fenatran: Portfolio de tecnologias Cummins marcam presença no estande do fabricante

A aquisição estratégica da Hydrogenics Corporation e a formação da joint-venture NPROXX impulsionaram a base da Cummins para o fornecimento de produtos de armazenamento de hidrogênio nos veículos e sistemas de produção desta tecnologia carbono neutro por meio de eletrolisadores já disponíveis e implementadas no Brasil.


A Cummins está presente na maior Usina Hidrelétrica do sistema Furnas, em Itumbiara, responsável por produzir energia para cerca de 4 milhões de pessoas. Por meio de energia fotovoltaica, proveniente de placas flutuantes e em solo, os eletrolisadores Cummins produzem hidrogênio a partir da eletrólise da água.


Em casos de necessidade de geração de energia elétrica como backup, o hidrogênio armazenado pode ser usado na célula de combustível, também instalado no local, para geração de eletricidade.


O hidrogênio verde como fonte de energia é uma solução que se mostra não só viável como também estratégica para a nossa região. Segundo estudo da consultoria McKinsey & Company, a América Latina tem potencial para fornecer 35% do hidrogênio verde do mundo.

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