De acordo com os últimos resultados do Auto Trader Retail Price, índice britânico que se baseia na análise diária de preços de cerca de 900.000 veículos, o preço médio de um carro usado em julho era de £ 14.781 (cerca de 107 mil reais). Com aumento de mais 14,1% em julho, ele marca o 16º mês consecutivo de crescimento de preços de carros usados em uma base anual similar. Tal é a força atual do mercado de carros usados que a taxa de crescimento dos preços dobrou em apenas três meses, disparando de um crescimento conservador de 7,1% em abril.
Outra prova dos níveis subjacentes de demanda do mercado é o aumento da velocidade com que os varejistas estão vendendo carros. No mês passado, demorou em média apenas 24 dias para que o carro no estoque saísse do pátio de vendas, cinco dias mais rápido do que em julho de 2019.
Espera-se que 8 milhões de carros usados sejam vendidos em 2021 em território britânico, resultado da enorme demanda no mercado, de acordo com os dados muitos varejistas estão relatando um desempenho recorde nas vendas de carros usados e, com base no comportamento do mercado, a Auto Trader prevê que o terceiro trimestre de 2021 será o melhor em transações de carros usados.
Comentando sobre os resultados, o diretor de dados e percepções da Auto Trader, Richard Walker, disse: “A taxa de crescimento de preços dobrar em apenas três meses é realmente incrível e é uma prova dos níveis excepcionais de demanda do consumidor no mercado. Com base no que estamos vendo de forma mais ampla, como os fortes níveis de renda disponível e poupança, além de melhora na confiança do consumidor e as baixas taxas de juros, temos todos os motivos para acreditar que esses níveis têm o potencial de permanecer por muito tempo. Além disso, mal começamos a recuperar os 1,4 milhão de transações "perdidas" em 2020 como resultado de showrooms físicos fechados. É por essas razões que nos sentimos muito confortáveis em revisar nossa previsão para este ano a uma taxa muito mais alta do que alguns comentaristas sugeriram, cerca de 8 milhões de transações usadas ”.
Apesar da subida dos preços registrada em outros mercados como o britânico, os ingredientes são substancialmente diferentes no Brasil. Longe da estabilidade econômica e social da UK isto apesar da recente saída da União Europeia, já no caso do Brasil a subida do preço dos veículos usados é bem mais acelerada e até descontrolada, chegando ao ponto de termos veículos usados valorizando de tal forma a ter seu preço superior na revenda em relação ao momento em que saiu pela primeira vez da concessionária, ou seja, o carro valorizou nas mãos do proprietário, algo impensável para o mercado automotivo.
Além disso, o recente aumento da taxa de juros que vai afetar de forma direta o CDC, além de um nível de inflação descontrolada no país, mostram que a situação pode ser volátil e apenas um reflexo direto da ausência de carros novos devido às paralizações na produção por falta de componentes, podendo ocorrer uma mudança repentia desde cenário no Brasil. Apesar de sintomas idênticos, os ingredientes são substancialmente diferentes entre a realidade britânica e brasileira.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments