Caio Collet conquistou na manhã deste sábado na Hungria sua primeira vitória na FIA Fórmula 3. Largando da quarta posição no grid em Hungaroring, o integrante da Alpine Academy mostrou grande performance no piso molhado. Com ultrapassagens por dentro e por fora, avançou para a liderança na décima volta e então tratou de colocar seguidas voltas mais rápidas, para receber a bandeirada com mais de 8.789s de vantagem.
Com os 11 pontos conquistados na abertura da sétima etapa da temporada, o competidor do carro #10 preparado pela MP Motorsport manteve a oitava posição na tabela de pontos, reduzindo de 28 para 19 tentos a diferença para o top5.
Esta foi a primeira vitória de um competidor brasileiro na FIA Fórmula 3 desde 31 de agosto de 2019, com Pedro Piquet na Bélgica.
A prova foi iniciada atrás do safety-car em razão do piso molhado. Quando foi acionada a bandeira verde, Collet ficou bem por dentro na tomada da curva 1. Ele logo passou o monegasco Oliver Goethe, que havia largado na pole em sua prova de estreia na categoria e perdeu a trajetória ideal no início da prova. O carro de segurança então logo teve que retornar, para resgate do carro do espanhol David Vidales acidentado no segundo setor da pista.
Na relargada Collet novamente tracionou bem e atacou o francês Isack Hadjar por fora na curva 1. Ele tracionou tão bem, que avançou de terceiro para segundo e imediatamente já colou no líder Franco Colapinto.
Então partiu para o ataque sobre o argentino, emparelhando duas vezes. Até nova intervenção do safety-car interromper a disputa.
Com o reinício de prova na volta 8, o brasileiro atacou Colapinto novamente e, bloqueado, foi forçado a tirar o pé. Perdeu momentaneamente a vice-liderança para o francês Hadjar. Mas logo tratou de recuperar o segundo lugar duas curvas depois.
Na volta 10, Collet atacou por fora na curva 1, tentou aplicar o X. O argentino forçou a defesa, mas acabou espalhando a trajetória na curva 3 e deixando a porta aberta. Caio mergulhou decidido e avançou para a liderança. O brasileiro era tão mais rápido que, no fechamento desta volta, a diferença entre eles já vinha na casa de 1.7s.
Na passagem seguinte, o carro #10 registrou a melhor volta da prova, ampliando a margem para além de 3s. Com pista livre, Caio colocou seguidas voltas mais rápidas, inclusive na última da corrida, e foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada com direito ao ponto extra.
O vencedor da Sprint Race parte de nono no grid para a Feature Race neste domingo. A corrida tem largada prevista para 5h da manhã pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo da Bandsports.
O que ele disse:
“Um ótimo dia hoje! Minha primeira vitória na F3, estou muito, muito feliz. Acho que depois de ontem a equipe merecia isso. Muito obrigado a eles pelo apoio este ano, foi difícil, mas conseguimos a vitória. Celebramos hoje e recuperamos amanhã” - referiu no final o feliz piloto brasileiro Caio Collet.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments