O circo da Fórmula 1 presta uma série de homenagens ao maior ídolo do automobilismo brasileiro – Ayrton Senna – o país mais uma vez mostra que a nova geração está muito forte rumo à principal categoria do motorsport mundial. Gabriel Bortoleto, piloto do programa de jovens talentos da McLaren, registrou nesta sexta-feira (17) a pole-position para a quarta etapa do Campeonato Mundial de F2 e, com isso, neste domingo, largará da primeira posição no Autódromo de Ímola.
Atual campeão do FIA F3, Bortoleto disputa a sua temporada de estreia na F2 e, pela segunda vez em quatro possíveis, registrou a pole position. A primeira foi logo na primeira etapa do ano, disputada em março, no Barein.
Assim como vários pilotos, Gabriel presta uma homenagem neste fim de semana aos 30 anos da morte de seu ídolo Ayrton Senna competindo com um capacete especial, pintado pelo artista Luciano Cipulo.
Sem esconder sua predileção pelo traçado do Autódromo Enzo e Dino Ferrari Gabriel Bortoleto chegou a Ímola extremamente animado. Já no treino livre, realizado na manhã desta sexta-feira, ele se mostrou muito veloz e concluiu a sessão com a segunda melhor marca.
Com total suporte da equipe Invicta Racing o brasileiro ajudou o time de engenharia a encontrar os melhores ajustes para o carro #10 e, confiante, seguiu para a tomada de tempos. Sem cometer erros e usando o máximo do equipamento o piloto logo garantiu a melhor volta da pista com o primeiro jogo de pneus. Após a troca para o segundo set de pneus o brasileiro, mais uma vez, foi preciso e, com a marca de 1m27s056 garantiu a pole-position com uma diferença de 55 milésimos para o segundo colocado.
“Sem dúvidas estou muito feliz. Nossa categoria é extremamente competitiva e conseguir uma pole-position realmente não é fácil. Mais ainda, a segunda em quatro sessões classificatórias até aqui. Isso mostra que em diferentes pistas temos um carro muito rápido que me dá confiança para buscar meus limites cada vez mais longe. Sem dúvida nenhuma acredito que, onde quer que esteja, o meu ídolo Ayrton Senna emanou energias positivas e está comemorando junto comigo esta pole. Vamos comemorar, porém, sem esquecer que este foi apenas o primeiro passo do fim de semana e temos, ainda, duas corridas pela frente. O objetivo é garantir o maior número de pontos com o grid invertido amanhã e, no domingo, naturalmente, quero muito lutar pela minha primeira vitória na F2”, concluiu o piloto.
A programação da Fórmula 2, em Ímola, segue neste sábado as 9:15 da manhã, com a corrida Sprint. A prova principal, que terá Bortoleto partindo da pole-position, será disputada no domingo, as cinco da manhã (horário de Brasília).
As corridas serão transmitidas pelo canal por assinatura Band Sports.
Comments