Max Verstappen ultrapassou o grande rival Lewis Hamilton na última volta da corrida final da temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2021 para ganhar seu primeiro título após um um safety car a cinco voltas do final de que fez desaparecer a diferença que Lewis Hamilton tinha acumulado em Yas Marina situação que trouxe um drama inacreditável para o Grande Prêmio de Abu Dhabi no domingo.
Verstappen largou da pole position com o Mercedes Hamilton em segundo lugar e foi o piloto britânico que largou melhor dominando a partir dali.
O companheiro de equipe mexicano Sergio Pérez apoiou Verstappen e assumiu a liderança em um movimento estratégico após a primeira rodada de paradas nas boxes, segurando Hamilton para que Verstappen pudesse recuperar os sete segundos cruciais necessários para retomar a disputa lá na frente.
A Red Bull Racing Honda ainda tentou diferentes estratégias de pit-stop para obter vantagem sobre a Mercedes, no entanto, parecia que o título fugiria mais do britânico até quando o Williams de Nicholas Latifi bateu no muro da pista, obrigando a entrada do safety car a cinco voltas do fim, o que deu a Verstappen a chance de atacar Hamilton, com pneus macios novos, contra um Mercedes com pneus duros de quase 40 voltas, tudo isso com apenas uma volta para o fim.
Verstappen viu uma chance final e ultrapassou o heptacampeão na Curva 5 e segurou uma última investida de Hamilton em direção à linha de chegada conquistando um dramático título inaugural na F1 – sendo o primeiro holandês a ganhar um título na categoria máxima do automobilismo mundial.
Verstappen conquistou seu primeiro título no Campeonato Mundial em sua sétima campanha na F1, após uma luta feroz de 22 corridas com o até então campeão, Hamilton. Esta batalha mano-a-mano produziu uma temporada histórica. No final, depois de Verstappen ter conquistado 10 vitórias, 10 poles e 18 pódios, o holandês se torna o segundo campeão mundial da Red Bull, depois que Sebastian Vettel anexou o título por quatro anos consecutivos de 2010-13.
O título da Red Bull encerra um ciclo de sete anos de títulos de pilotos da Mercedes, que coincide com a introdução do V6 turbo híbrido de 1,6 litros, em 2014.
O holandês se tornou o 34º campeão mundial na história da F1 desde 1950 sendo também o primeiro título da Honda desde que Ayrton Senna conquistou a coroa de 1991.
Verstappen disse no final: “Quando começamos a trabalhar juntos (Pérez), é sempre difícil saber exatamente como vai dar certo. Checo é um ser humano incrível. É muito raro ter um companheiro de equipe assim. O que ele mostrou hoje foi de um verdadeiro companheiro da equipe e podemos continuar por muito tempo juntos, já Lewis é um piloto incrível e um competidor fantástico que tornou tudo muito, muito difícil para nós e acho que todos adoraram ver isso na pista. Claro, as duas equipes passaram por momentos difíceis, mas acho que tudo isso faz parte do esporte e é emoção. Todos querem vencer e hoje qualquer um poderia ter vencido. No próximo ano, voltaremos e tentaremos tudo de novo. "
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments