A Liberty Media escolheu, para a `sprint race’, três autódromos de tradição cujos GPs de Fórmula 1 costumam ser arduamente disputados e recebem um público vibrante. Interlagos será um deles, depois de Silverstone e Monza. As quase 40 corridas disputadas no circuito paulistano justificaram o prestígio concedido ao Formula 1 Heineken GP de São Paulo. A corrida marcada para os dias 5, 6 e 7 de novembro, terá um novo lote de ingressos colocado à venda no dia 27 de agosto.
O governador João Dória e o prefeito Ricardo Nunes confirmaram o evento na segunda-feira, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que contou também com a participação de Alan Adler, CEO do F1 GP de São Paulo.
A ‘sprint race’ ou ‘corrida de classificação’ foi uma mudança radical no formato tradicional dos finais de semana da F1. Na sexta-feira, por exemplo, o primeiro treino é livre, mas o segundo passa a ser um treino de classificação com o Q1, Q2 e Q3. O resultado desse treino estabelece a ordem de largada para a ‘sprint’, no sábado.
Por sua vez, a ‘sprint race’ é uma corrida curta, de cerca de 100 quilômetros ou 30 minutos, sem a necessidade de pit stop. Em Interlagos serão 24 voltas. Cada equipe é livre para escolher os pneus. Na primeira experiência, durante o GP da Inglaterra, em Silverstone, Max Verstappen largou em 2º mas venceu a prova, com Lewis Hamilton em 2º. No GP, Lewis Hamilton terminou em 1º.
A ‘sprint’ bonifica os três primeiros pilotos com, respectivamente, três, dois e um ponto. Dessa forma, um piloto se vencer a corrida, a ‘sprint’ e ainda cravar a volta mais rápida no GP poderá somar 29 pontos. O resultado completo da ‘sprint’, estabelece o grid de largada para o Grande Prêmio. O vencedor, portanto, é o pole position no domingo.
A realização de um GP com ‘sprint’ valoriza todo o final de semana da prova e com a liberdade da escolha de pneus torna a competição mais imprevisível.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários