Uma das características mais relevantes da Fórmula 1® em 2022 serão os novos pneus Pirelli de 18 polegadas, adaptados aos novos carros apresentados hoje.
É o tamanho do aro que muda, acrescentando 5 polegadas ao diâmetro que prevalece nas corridas de Grande Prêmio desde os anos 1960; com pneus compactos e muito largos com um flanco mais amplo que mantiveram a Fórmula 1® na pista por mais de meio século.
Agora é hora de mudar para uma abordagem mais moderna. Com uma ênfase maior na proximidade tecnológica do produto de carro de passeio, bem como na estética, o novo pneu P Zero F1® tem a mesma largura de banda de antes (305 milímetros na frente e 405 milímetros atrás), mas um pouco maior no diâmetro total, que cresce de 660 milímetros para 720 milímetros. A mudança mais significativa é uma redução na parede lateral, que agora se assemelha à dos pneus Pirelli de baixo perfil.
Este novo perfil mudará o comportamento dos carros de Fórmula 1® na pista, tornando-os mais precisos ao mudar de direção. Dos testes realizados até agora - tanto no seco como no molhado - o feedback dos pilotos foi positivo e os novos pneus vão contribuir para corridas ainda mais competitivas, com carros menos sensíveis à turbulência aerodinâmica enquanto seguem uns atrás dos outros. A parede lateral mais baixa também significa que o pneu terá menos flexão, logo terá menos impacto na aerodinâmica geral do carro. Tudo isso deve favorecer para uma competição mais acirrada.
Os compostos para os pneus de 18 polegadas também serão completamente novos, para garantir a máxima consistência e menos sobreaquecimento. Cinco níveis de compostos estarão disponíveis para a temporada de 2022 da Fórmula 1, três dos quais serão escolhidos para cada fim de semana de corrida; exatamente como é o caso atualmente.
Ao passar de 13 para 18 polegadas, a Pirelli é a única fabricante de pneus que competiu na Fórmula 1® com todos os tamanhos de rodas que fizeram parte da história do Campeonato Mundial. É uma história que começou em 1950, graças às primeiras vitórias e títulos da Pirelli com a Alfa Romeo, Ferrari e Maserati: carros de Fórmula 1® com motor dianteiro que rodavam com pneus altos e estreitos. Com o passar do tempo, o esporte mudou para pneus de 13 polegadas, antes da Pirelli embarcar em sua era atual como Parceira Global de Pneus da Fórmula 1 em 2011. Em 2017, a Pirelli inovou ao apresentar pneus 25% mais largos do que os anteriores, proporcionando uma área maior de contato com o solo e mais aderência, o que por sua vez resultou em recordes de voltas sendo reduzidos em todo o mundo.
Agora, outro novo capítulo é aberto com pneus de 18 polegadas.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentários