Alex Lynn conquistou a vitória no E-Prix de Londres na corrida de domingo depois que Lucas di Grassi foi penalizado por assumir a liderança passando pelo pit lane enquanto a corrida estava neutralizada pelo safety car.
Uma competição no melhor estilo da ABB FIA Fórmula E aconteceu neste domingo no ExCel Centre em Londres, onde se disputou a 13ª rodada da 7ª Temporada do campeonato de monopostos 100% elétricos.
Pouco antes da metade da corrida, António Félix da Costa deu de cara com o muro da reta principal enquanto tentava ultrapassar André Lotterer, ação que acabou obrigando o português a abandonar a corrida na curva 1 do circuito.
O safety car teve que sair para retirar o carro de Da Costa, momento que Di Grassi aproveitou para, do oitavo lugar, entrar no pit lane, parar um momento em seu box e voltar para a corrida à frente de quem havia conseguido a pole mais cedo e era o líder até então, Stoffel Vandoorne.
Embora não seja ilegal que os carros entrem nos boxes durante o safety car, o artigo 38.7 do regulamento 2020/21 estabelece: "A entrada e a saída do pit lane permanecem abertas e os carros são livres para entrar nos boxes desde que parem na frente de seu box (sob o carro de segurança)".
Como não estava totalmente claro se Di Grassi havia parado por tempo suficiente, os comissários da corrida indicaram no momento do reinício - com 22 minutos mais uma volta da corrida pela frente - que a ação do brasileiro estava sob investigação.
Vandoorne não teve tempo de atacar Di Grassi, pois foi atingido por Oliver Rowland na curva 10, o que ocasionou um longo atraso para o piloto da Mercedes e uma penalidade de cinco segundos para a Nissan e.dams.
Nyck de Vries aproveitou a situação para ir da quarta para a segunda posição e depois para o primeiro lugar, quando Di Grassi pegou seu segundo Attack Mode. Mas o brasileiro ultrapassaria o holandês depois, algo que também faria Lynn para ficar em segundo lugar.
A decisão dos comissários sobre a ação de Di Grassi veio a menos de dez minutos para o final da competição: o brasileiro deveria cumprir uma penalidade de drive-through pelo pit lane.
No entanto, a Audi Sport ABT Schaeffler decidiu manter seu piloto na pista, que cruzou a linha de chegada na primeira posição apesar de receber a bandeira negra na volta final.
Isso deixou Lynn como o vencedor da segunda corrida do fim de semana em Londres, marcando a primeira vitória para o piloto da Mahindra Racing na Fórmula E em um fim de semana inesquecível, já que no sábado ele tinha ficado em terceiro na competição.
De Vries, por sua vez, repetiu o segundo lugar conquistado ontem e subiu ao topo do campeonato, enquanto Mitch Evans deu à Jaguar Racing o último degrau do pódio.
Robin Frijns (Envision Virgin Racing) ficou em quarto lugar, seguido por Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Fórmula E), Maximilian Gunther (BMW i Andretti Motorsport) e Nick Cassidy (Envision Virgin Racing).
Di Grassi inicialmente ficou com o oitavo lugar, mas depois foi desclassificado, deixando a posição para seu compatriota brasileiro Sérgio Sette Câmara, que finalmente conseguiu terminar na zona de pontuação pela primeira vez desde fevereiro passado em Ad Diriyah.
Jake Dennis, vencedor da corrida de sábado pela BMW i Andretti, e Joel Eriksson, companheiro de Sette Câmara na Dragon Penske Racing, completaram as dez primeiras posições.
Sam Bird, que havia começado a corrida como líder do campeonato com apenas um ponto sobre Da Costa, teve que se retirar após um incidente com Norman Nato.
Após 13 corridas disputadas na 7ª Temporada da Fórmula E, De Vries é o novo líder da classificação com 95 pontos, seis a mais que Frijns. Bird, que não pontuou nada em Londres, terminou em terceiro com 81 pontos, um a mais que Dennis e Da Costa, enquanto Lynn avançou para a sexta posição com 78 pontos.
A rodada dupla final do Campeonato de Fórmula E acontecerá em Berlim nos dias 14 e 15 de agosto.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments