
Aguarda-se com grande expectativa em Ad Diriyah o começo de um novo campeonato da série de monopostos 100% elétricos, que mais uma vez contará com pilotos e equipes de destaque, dando início, ao que se espera, seja mais um ano emocionante de corridas.
Nyck de Vries e a equipe Mercedes-EQ Formula E Team começam defendendo os campeonatos de pilotos e construtores que conquistaram juntos na temporada passada, com a particularidade de que este será o ano em que o fabricante alemão se despedirá da categoria.
“Estou muito animado por começar de novo. Já faz algum tempo. Passaram-se seis meses desde Berlim e acho que deixamos isso para trás e estamos olhando para frente, com muita motivação para uma nova temporada, novas oportunidades. Obviamente, estamos muito empenhados em defender nossos campeonatos”, disse o piloto holandês nesta quinta-feira durante os preparativos para o fim de semana.
Como de costume na Fórmula E, é impossível prever quem serão os principais candidatos ao campeonato, mas entre eles espera-se que um dos protagonistas seja o francês Jean-Eric Vergne, bicampeão da categoria.
“A temporada passada foi ruim em termos de resultados. Mas, em termos de pontos, estivemos muito perto dos três primeiros lugares do campeonato, então não posso dizer que foi uma temporada terrível. Sinto que houve muitos altos e baixos, mas também foi assim para as outras equipes”, disse o piloto da DS Techeetah.
“O foco deste ano é tentar minimizar os erros, ou tentar não cometer nenhum erro, na verdade. Se você olhar para o ano passado, é possível ficar em quinto lugar em todas as corridas e, mesmo assim, ser o campeão. Então acho que a chave este ano é não cometer erros, marcar pontos sempre que pudermos e quando surgir a oportunidade, ir atrás dela.”
António Félix da Costa, companheiro de equipe de Vergne na DS Techeetah e também ex-campeão da Fórmula E, mostrou-se animado com este novo começo.
“É sempre um momento muito emocionante, de muita ansiedade, mas de uma ansiedade boa, àquela que sentimos quando chegamos à primeira corrida para começar uma nova temporada. A temporada passada não foi das melhores para nós, mas tivemos alguns momentos muito especiais, algumas pole positions, a vitória em Mônaco, e lutamos pelo campeonato até o último dia. E vejo isso como pontos positivos”, comentou.
“Quanto à equipe, acho que melhoramos muito nos pontos que tínhamos que melhorar. Acho que todas as pessoas aqui, todas as equipes, darão um passo à frente, mas certamente nós também. Vamos ver se estamos prontos para a luta, mas acho que sim. Vejo todos muito motivados e me sinto com disposição para começar uma nova luta”, afirmou o português.
Entre as mudanças de pilotos e equipes que ocorreram para a 8ª temporada, destaca-se a chegada de Lucas di Grassi à Rokit Venturi Racing, depois de competir por anos com a equipe oficial da Audi, que se retirou do campeonato.
Outro movimento importante foi a chegada de Maximilian Gunther à Nissan e.dams, onde será companheiro de equipe de Sébastien Buemi, e também a chegada de Oliver Rowland à Mahindra Racing, enquanto outras equipes mantiveram as mesmas formações, como a própria Mercedes, que continua com De Vries e Stoffel Vandoorne, a DS Techeetah com Da Costa e Vergne, a Jaguar Racing com Sam Bird e Mitch Evans, e a Porsche com André Lotterer e Pascal Wehrlein.
O grid da Fórmula E contará ainda com três pilotos novatos, incluindo Antonio Giovinazzi, que vem da Fórmula 1 e fará parte da equipe Dragon Penske Autosport como companheiro de Sérgio Sette Câmara.
Os outros recém-chegados são o norte-americano Oliver Askew, na Avalanche Andretti, e o britânico Dan Ticktum, na NIO 333.
Uma novidade muito importante no regulamento da nova temporada é a mudança no formato de classificação utilizado pela Fórmula E. A categoria abandonou seu sistema tradicional de largadas em grupo no qual os mais avançados na classificação iam para a definição na Super Pole. Agora, todos os pilotos serão divididos em dois grupos e, após dez minutos, os quatro primeiros de cada grupo seguem para uma instância de duelos de eliminação até definir quem fica com a pole position para a corrida.
O evento duplo na Arábia Saudita será o início de um calendário que contará com 16 corridas. A próxima competição será realizada na Cidade do México no dia 12 de fevereiro.
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