Fórmula E: Entrevistas com os pilotos que falam português sobre o e-prix de São Paulo
- Redação Brasil
- 24 de mar. de 2023
- 4 min de leitura
O São Paulo E-Prix de 2023 será o terceiro novo circuito consecutivo que o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E em sua nona temporada.
A corrida no Brasil acontece após as estreias consecutivas da Fórmula E na Cidade do Cabo e Hyderabad, e tem tudo para ser outra data de destaque na nona temporada do campeonato, que marca ainda o início da era GEN3, os novos carros da categoria, mais potentes, mais rápidos e com autonomia maior.
O herói local e ex-campeão Lucas di Grassi (Mahindra Racing) é natural da cidade e terá a companhia do seu compatriota Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) e de outros 22 pilotos que se preparam para correr no circuito de 2,96 km e 11 curvas do Sambódromo, onde há um mês desfilavam os carros alegóricos e passistas do carnaval paulistano.
Espetáculo garantido com o novo GEN3
Nas últimas oito corridas, o autor da pole position não conseguiu transformar o primeiro lugar no grid em vitória, o que demonstra que o novo GEN3 está gerando muitas oportunidades de ultrapassagem: da Costa largou da 11ª posição do grid na Cidade do Cabo e Wehrlein saiu em nono em Diriyah, por exemplo. Apenas em uma corrida anterior na história da Fórmula E alguém venceu tendo saído de trás: Di Grassi, também tem uma história de uma grande recuperação, quando largou da 15ª posição em 2017, para vencer no México. A Cidade do Cabo também acabou tendo o final de corrida mais apertado das últimas 22 rodadas, com apenas 0,281 segundos de diferença entre o primeiro e o segundo colocados.
Brasil e São Paulo, lar de lendas do automobilismo
O lendário Ayrton Senna, tricampeão mundial de pilotos da Fórmula 1 e o bicampeão em Interlagos; Emerson Fittipaldi - outro grande campeão da F1, ambos são da cidade, lembrando ainda o bicampeão e carioca Nelson Piquet, ou os talendosasFelipe Massa ou Rubens Barrichello são mais algumas provas vivas do legado histórico do Brasil no automobilismo mundial.
O país tem uma paixão inigualável pelo automobilismo, com gerações que cresceram vendo seus heróis e ídolos representarem o país no cenário mundial.
"Quando eu era criança, assistia Fórmula 1", disse o brasileiro Sérgio Sette Câmara, piloto da NIO 333 Racing. "A cultura automobilística é muito grande no Brasil, e isso acontece porque é algo transmitido dos avôs para os pais, e dos pais para os filhos."
“Lembro de assistir corridas com meu avô, meu pai e meu tio, e todos eles foram muito influenciados por Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet (sr) também. É claro que eles transmitiram isso para as crianças, e aprendemos a dar valor aos nossos ídolos ."
“O piloto que estava realmente no topo quando eu era criança era Felipe Massa, porque ele estava na Ferrari e ganhava corridas. Você olhava para ele e pensava: ‘Nossa, ele pilota o famoso carro vermelho e ganha corridas. Eu posso fazer isso, é possível’. Acho que foi ele quem realmente me inspirou, junto com o Rubens (Barrichello), porque eles estavam ganhando corridas e no mais alto nível do automobilismo quando eu era criança."
"Eu estava lá em Interlagos na última curva de 2008, quando Massa perdeu o título da F1 para Lewis (Hamilton) no final. Demorou 10 minutos para toda a torcida entender o que havia acontecido."
Na Fórmula E, há heróis brasileiros que foram pioneiros no automobilismo elétrico de primeira categoria, levando a tradição automobilística do país a um público novo e sempre apaixonado. O campeão da terceira temporada, Lucas di Grassi, é paulistano com muito orgulho. Nelson Piquet Jr. seguiu os passos do pai e conquistou um título no auge do esporte, ao selar o campeonato inaugural da Fórmula E em 2014/15.
Massa também fez parte da categoria em sua passagem pela Venturi, assim como o sobrinho do grande Ayrton Senna, Bruno, e Felipe Nasr.
Mas neste fim de semana, ao lado dos heróis locais são Sette Câmara e Di Grassi com uma torcida ansiosa para vibrar por eles, o entusiasta público brasileiro sempre tem um olhar de muito carinho pelo o português Félix da Costa, piloto da Porsche, que já venceu no Brasil em importantes categorias como a Stock Car, ele que é um dos principais candidatos ao título de 2023.
Os Treinos Livres 1 do E-Prix de São Paulo começam às 16:30h, horário de Brasília (mais 3 em Portugal), na sexta-feira, 24 de março.
Os Treinos Livres 2 continuam às 07:30h hora local (10:30 em Portugal) no sábado, seguidos pela disputa da classificação a partir das 09:40h (12:40 em Portugal).
A sexta rodada da nona temporada começará às 14:00h hora local (17:00 em Portugal).
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