top of page

Fórmula E: Da Costa vence em Nova York e Vandoorne volta a liderar o campeonato


Fórmula E: Da Costa vence em Nova York e Vandoorne volta a liderar o campeonato

António Félix da Costa conseguiu finalmente a sua primeira vitória na temporada 2022 da Fórmula E em Nova York. O piloto português da DS Techeetah terminou sob forte pressão de Stoffel Vandoorne, que ficou em segundo e lidera novamente a competição.


O piloto da equipe oficial da Mercedes não conseguiu assumir a liderança, em parte devido às bandeiras amarelas motivadas pelos incidentes de Oliver Askew, Lucas di Grassi e Jean-Eric Vergne nos minutos finais, mas o segundo lugar do belga o coloca à frente do campeonato com apenas quatro corridas restantes.


Mitch Evans protagonizou batalhas difíceis com Nyck de Vries e Alexander Sims para garantir um terceiro lugar que mantém sua candidatura ao título com boas condições, deixando-o 16 pontos atrás do novo líder Vandoorne.



Tanto Evans quanto de Vries perderam o controle por causa de um buraco enquanto tentavam uma manobra de ultrapassagem, e tiveram que ir para a área de escape da curva 6 em incidentes quase idênticos, Evans em De Vries e De Vries em Sims.


O quarto lugar do piloto da Mahindra, Sims, ultrapassado por Evans nos momentos finais, continua sendo de longe seu melhor resultado - nesta que será sua última temporada na FE -, mas ele esteve na segunda posição durante grande parte da corrida.


Três vezes vencedor em Nova York, Sam Bird fez uma corrida brilhante saindo da 16ª (sua classificação foi prejudicada por um acidente de Vergne na fase de grupos) para 5ª posição com o seu Jaguar, à frente de Robin Frijns, da Envision Racing.


A corrida de Bird incluiu um incidente perto do final com de Vries que deixou a Mercedes em sétimo lugar, à frente de Jake Dennis e André Lotterer, que havia começado a corrida em terceiro mas caiu nove posições no início.


O líder do campeonato até agora, Edoardo Mortara, levou seu Venturi do 21º para o 10º lugar depois de ter problemas com os freios na classificação. Com o resultado de hoje, o piloto fica 11 pontos atrás de Vandoorne.


A candidatura de Vergne ao título parece menos provável depois de seu acidente na classificação, de uma saída lenta e de um incidente com Di Grassi que deu fim à sua participação na corrida. O francês está agora a 27 pontos da liderança.


A segunda corrida do vencedor do sábado, Nick Cassidy, complicou-se bastante, já que ele perdeu a pole ao receber uma penalidade de 30 lugares no grid de largada (parte da qual foi convertida em um drive through na corrida) por usar um radiador RESS adicional durante a construção de seu carro substituto, após o acidente que encerrou a corrida de ontem. O piloto terminou em 16º lugar.


A Dragon Penske fez suas melhores voltas da temporada até agora, já que Sérgio Sette Câmara e Antonio Giovinazzi correram em quarto e oitavo lugar no início. Mais uma vez, entretanto, nenhum dos dois pilotos conseguiu manter o ritmo de corrida e acabaram perdendo posições. Giovinazzi teve que abandonar e Sette Câmara foi o último classificado em uma distante 18ª posição.

Fórmula E: Da Costa vence em Nova York e Vandoorne volta a liderar o campeonato
No final da corrida, António Félix da Costa referia que esta foi "uma vitória da resiliência. Tivemos um início de época difícil, onde não estávamos competitivos. Mas a verdade é que nunca baixámos s braços e trabalhei com a equipa para entendermos o que nos faltava e nas últimas corridas voltámos a ser competitivos. Sobre a corrida em si, foi duro, com muito calor e com o Vandoorne a pressionar-me bastante, mas esta vitória tem um sabor muito especial, pois mostra que somos resilientes, não desistimos e lutámos para chegar a este resultado. Estou muito contente e orgulhoso de toda a minha equipa. Obrigado também à minha família, amigos e todos os Portugueses que estão sempre comigo."

A temporada da Fórmula E continuará nos dias 30 e 31 de julho com duas corridas no E-Prix de Londres.


Classificação do Mundial de Fórmula E

Stoffel Vandoorne - 155 pontos

Edoardo Mortara - 144 pontos

Mitch Evans - 139 pontos

Jean Eric Vergne - 128 pontos

Robin Frijns - 104 pontos

António Félix da Costa - 100 pontos

Lucas di Grassi - 84 pontos

Nyck de Vries - 83 pontos

Andre Lotterer - 63 pontos

Pascal Werhlein - 63 pontos


Provas restantes

Inglaterra - Londres | 30 Julho

Inglaterra - Londres | 31 Julho

Coreia do Sul | Seoul | 13 Agosto

Coreia do Sul| Seoul | 14 Agosto




Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio

 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize o QR Code


O valor, você escolhe!


Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui



Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page