top of page

Fábrica de veículos comerciais da Renault comemora 20 anos


Fábrica de veículos comerciais da Renault comemora 20 anos

A fábrica em Curitiba de Veículos Utilitários da Renault completa 20 anos de atividades hoje, 20 de dezembro, com ótimos motivos para comemorar. Em duas décadas de história, a planta já produziu mais de 423 mil veículos de 8 modelos diferentes. Destaque para a família de furgão e van Master, que inaugurou a produção da unidade em 2001 e é sucesso de vendas da marca no Brasil, sendo líder entre os furgões grandes (FU3) há sete anos consecutivos.


Na CVU, desde o ano passado, o Master tem a companhia da Oroch, que antes era feito na planta de veículos de passeio, mas a picape mudou de endereço em 2020 para abrir espaço na linha de montagem ao novo SUV Duster.


A fábrica é polo exportador do Renault Master e Oroch para os países da América Latina. A picape Oroch ainda é exportada para os países do continente africano. O total exportado é de 40% da produção, cerca de 100 mil veículos.


Ao longo destes 20 anos também foram produzidos na CVU os modelos da Nissan Frontier, Nissan Livina, Livina X-Gear e Grand Livina e o SUV Nissan XTerra.

Fábrica de veículos comerciais da Renault comemora 20 anos

Nível de excelência e Indústria 4.0

A CVU é uma das mais importantes fábricas do Grupo Renault, onde trabalham cerca de 1.000 colaboradores diretos, em dois turnos. A capacidade instalada de produção é de 60 mil veículos por ano.


Segundo Rodrigo Marchiotto, gerente-geral da CVU, a planta tem o suporte de uma rede com mais de 80 fornecedores de componentes automotivos.



A Curitiba Veículos Utilitários está inserida no contexto da indústria 4.0. Emprega uma série de inovações, como realidade virtual e impressão 3D, buscando a qualidade do processo final, da segurança dos colaboradores, da eficiência e da produtividade.


“São tecnologias da indústria 4.0 incorporadas pela Renault no processo produtivo de carros, veículos comerciais leves e motores, e que melhoram a eficiência, a capacitação de colaboradores e a qualidade do produto final”, salienta Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Fábrica de veículos comerciais da Renault comemora 20 anos

Em 2020, o Complexo Ayrton Senna foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada” -, por ser uma unidade referência em ações envolvendo a indústria 4.0. É a primeira planta da América Latina a receber este reconhecimento.



 

Gostou da matéria? – Saiba que sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - Quando e quanto você quiser!


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page