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Extreme E apresenta o novo formato da competição para a 3ª temporada


Extreme E apresenta o novo formato da competição para a 3ª temporada

À medida que se aproxima a 3ª temporada da Extreme E, o campeonato anunciou um novo formato para 2023 – que terá o dobro de ação sem gerar uma pegada de carbono adicional.

Cada X Prix agora será um evento duplo, com duas rodadas consecutivas durante o fim de semana. Isso representa duas vezes mais oportunidade de vitórias, pódios e pontos cruciais ao longo do calendário de dez corridas da temporada. A mudança não gerará nenhuma pegada de carbono adicional, em consonância com os objetivos da série de manter a menor pegada de carbono possível.


Comparada a “um encontro da Star Wars Pod Racing com o Rally Dakar”, a série criou um formato inovador diferente dos utilizados nas temporadas 1 e 2, o que vai proporcionar uma competição de tirar o fôlego. A terceira temporada vai levar o campeonato a ultrapassar ainda mais os limites, com um formato totalmente novo projetado para trazer mais corridas roda a roda no percurso.

Extreme E apresenta o novo formato da competição para a 3ª temporada

Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E, disse: “Desde o lançamento da Extreme E, trabalhamos muito para melhorar o nível das corridas no percurso, buscando garantir que seja emocionante assistir a toda a ação da competição”.

“Este novo formato esportivo vai ainda mais longe para oferecer isso, e agora tem o dobro de ação, com corridas em alguns dos percursos mais difíceis do mundo, sem gerar nenhum impacto adicional no planeta.Ter um campeonato com dez corridas na Extreme E é uma perspectiva tentadora para todos a bordo, e acreditamos que o aumento do número de competições só irá potencializar nossa série. Mal podemos esperar pelas corridas de abertura da campanha 2023 em NEOM, que dará início à nossa maior temporada até agora.”
Extreme E apresenta o novo formato da competição para a 3ª temporada

A temporada 3 aumentará a pressão com a realização de corridas de cinco carros tanto na Classificação 1 quanto na Classificação 2. Estes dois momentos terão agora duas baterias, com cinco carros cada. Isso significa que quatro corridas roda a roda determinarão quem sai na frente.



Pontos intermediários de classificação serão concedidos para a C1 e C2, com um único ponto de campeonato concedido aos vencedores de cada bateria - algo que pode ser crucial nas contas finais do campeonato.


Após as baterias de classificação será realizada a Grande Final, que terá como protagonistas as cinco primeiras equipes da classificação, de onde finalmente sairá o vencedor. As cinco equipes restantes se enfrentarão na Redemption Race, onde todos os restantes pontos importantes do campeonato ainda estarão em jogo.

Extreme E apresenta o novo formato da competição para a 3ª temporada

E as novidades não param por aí: com o formato duplo, serão realizadas duas competições - uma no sábado e outra no domingo -, o que significa aproveitar melhor toda a estrutura para trazer mais competição para pilotos, equipes e espectadores, entregando então dois vencedores a cada fim de semana de corrida.



James Taylor, diretor do Campeonato Extreme E, acrescentou: “Melhoramos continuamente o espetáculo das corridas desde o lançamento da Extreme E, mas queríamos criar algo espetacular para a terceira temporada, e sentimos que este novo formato esportivo consegue proporcionar isso”.


“A cada rodada, haverá o dobro de oportunidades de pontos e pódios – o que significa muito mais a disputar em cada fim de semana de corrida-, fazendo com que os pilotos e suas equipes tenham que andar na corda bamba do risco e da recompensa para alcançarem o melhor resultado. Ter um campeonato de dez corridas deve realmente acirrar a classificação à medida que a temporada avança, o que significa que devemos ter uma emocionante campanha da Extreme em 2023, e mal podemos esperar para começar.”

Extreme E apresenta o novo formato da competição para a 3ª temporada

As distâncias de cada percurso do X Prix e o número de voltas variam de acordo com as características do local, como o terreno e as condições ambientais. O que permanece da mesma forma é a troca de pilotos na 'Switch Zone', que acontece no meio do traçado.


Continua ainda disponível a possibilidade de utilizar o 'ENOWA Hyperdrive'. Ativado quando o piloto pressiona um botão no volante, o recurso proporciona um aumento de potência por um período fixo de tempo – e o momento exato para utilizá-lo será uma decisão importante para recuperar terreno ou até mesmo utilizar para ultrapassagem.


Faltando apenas algumas semanas para o X Prix de abertura da campanha, a Temporada 3 da Extreme E tem tudo para ser uma competição espetacular.

 

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