top of page

Expressas: Verne, o Taxi autônomo do futuro criado por Rimac

Expressas: Verne, o Taxi autônomo do futuro criado por Rimac

O Verne, Taxi autônomo do futuro, é mais um projeto da empresa criada por Mate Rimac, Marko Pejkovic, atual CEO da Verne e Adriano Mudri, designer do Nevera, hipercarro de 1914 cv da Rimac e agora Diretor de Design da Verne.


O serviço de táxi autônomo deverá ser inicialmente lançado em Zagreb, na Croácia, que além de cidade Natal dos fundadores é também onde serão produzidos os carros a partir de 2026.


O táxi foi desenhado com apenas 2 assentos devido a ao resultado de uma pesquisa que mostrou que 9 em cada 10 corridas de táxi envolvem apenas 1 ou no máximo 2 passageiros. Sem volante, ele tem uma tela enorme de 43 polegadas e 17 alto-falantes para tornar as viagens momentos de verdadeiro lazer e informação.


Um touchpad entre os assentos controla as configurações do veículo e permite aos passageiros iniciar e parar a viagem. O acesso à cabine é realizado através de portas deslizantes e no teto um anel de vidro circular é uma inovação para o design do teto solar.


O nome Verne do veículo é uma homenagem ao escritor de histórias de ficção científica, Jules Verne conhecido em alguns países de língua portuguesa como Júlio Verne.



Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page