top of page

Expressas: Porsche revela Macan totalmente elétrico

Expressas: Porsche revela Macan totalmente elétrico

O SUV Macan da Porsche com propulsão 100% elétrico foi apresentado e tem potência de até 470 kW (639 cv) e 1.130 Nm de torque, com autonomia divulgada de 500 Km, utilizando uma bateria de 100 kWh e tendo como estrutura a plataforma PPE (Premium Platform Electric) com tração integral.


De acordo com a marca, suas características de desempenho semelhantes às de um carro esportivo são acompanhadas por um carregamento rápido de alta performance de até 270 kW.


A bateria pode ser carregada de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos em um posto de carregamento rápido adequado. Em postos de carregamento de 400 volts, um interruptor de alta voltagem na bateria permite o carregamento em série, dividindo efetivamente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma voltagem nominal de 400 volts. Isso permite um carregamento especialmente eficiente a até 135 kW, sem um impulsionador de alta voltagem adicional. O carregamento AC de até 11 kW é possível em wall boxes residenciais.


Até 240 kW de energia podem ser recuperados por meio dos motores elétricos durante a condução. Os dados de autonomia do novo Macan, em conformidade com os padrões definidos pelo Inmetro, serão comunicados futuramente.


Expressas: Porsche revela Macan totalmente elétrico

Expressas: Porsche revela Macan totalmente elétrico

O Macan elétrico faz de 0 a 100 Km/h em apenas 3,3 segundos.


A inclinação suave do capô e as asas fortemente pronunciadas dão ao SUV, que tem 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura e 1.622 mm de altura, uma aparência dinâmica mesmo quando está parado. O novo Macan é equipado com rodas de até 22 polegadas com montagem escalonada de pneus. A distância entre eixos é 86 mm mais longa que a do modelo anterior (2.893 mm). Os faróis são divididos em duas partes: a unidade de luz superior plana com luzes diurnas de quatro pontos está incorporada nos para-lamas e enfatiza a largura do carro.


Comparando com o Macan de primeira geração e que utilizava motor a combustão interna, o elétrico é ainda 103 mm mais longo, 15 mm mais largo e 2 mm mais baixo.


Expressas: Porsche revela Macan totalmente elétrico

Tanto o Macan 4 quanto o Macan Turbo possuem tração integral. Os dois motores elétricos são controlados quase em tempo real por meio da unidade eletrônica de potência. O Porsche Traction Management (ePTM), controlado eletronicamente, opera cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional e pode responder ao deslizamento de uma das rodas em 10 milissegundos. Além disso, a distribuição da tração nas quatro rodas é regulada pelo programa de condução selecionado. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), um bloqueio de diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, também contribui para a tração, estabilidade de condução e dinâmica lateral do Macan Turbo.


Pela primeira vez, o Macan possui eixo traseiro direcionável opcional, com um ângulo máximo de esterçamento de cinco graus. Isso permite um diâmetro de giro compacto de 11,1 metros no tráfego urbano e durante manobras, ao mesmo tempo em que proporciona uma excepcional estabilidade de condução em velocidades mais altas, auxiliada pela direção dianteira consistente e precisa pela qual a marca já é conhecida.


Expressas: Porsche revela Macan totalmente elétrico

O início das pré-vendas do novo Macan no Brasil é esperado para o primeiro trimestre de 2024, com as primeiras entregas previstas ainda para este ano. Preços e especificações serão anunciados futuramente. A geração atual do Macan, com motores à combustão, continuará sendo comercializada no país.

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page