top of page

Expressas: O que é o tão falado eVTOL?


Expressas: O que é o tão falado eVTOL?

Os carros voadores denominados eVTOL (sigla em inglês para veículos elétricos de pouso e decolagem vertical) como o nome esclarece, são aeronaves que no visual tem alguma semelhança com os helicópteros, e na verdade, nada com carros.


A principal diferença é que sendo elétrico será muito mais silencioso e não utilizará o caríssimo combustível de aviação, responsável por quase metade do custo de uma operação aérea.


Com estas vantagens, uma maior quantidade de aeronaves poderão operar em grandes centros urbanos e são atualmente dezenas os projetos em desenvolvimento avançado pelo mundo, de empresas tradicionais de aviação como a brasileira Embraer, a montadoras de veículos, ou parcerias com startups de tecnologia e mobilidade elétrica, alguns destes projetos com previsão para começarem a ganharem os céus em poucos anos.



Outro detalhe é que sendo elétricos estes veículos têm bem menos componentes a necessitarem de manutenção, assim como acontece com os carros elétricos comparados com os de combustão interna.


Como num helicóptero o custo da manutenção representa outra fatia muito importante da operação (30%), subtraídos os fatores combustível e custo de manutenção, a popularização deste tipo de mobilidade parece ser um caminho sem volta.


Para agregar mais conforto e segurança, e utilizando tecnologias já existentes de “diálogo” entre as aeronaves, numa segunda fase um eVTOL poderá ser operado sem a presença de um piloto.


Para publicidade, patrocínio ou parcerias na seção Expressas entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

1 Comment


mrubens500
Aug 05, 2021

Parabéns, essa forma de transporte é um caminho sem volta , contando com uma matriz energética eficiente, sustentável que é a energia elétrica!!!

Like
350x250.gif
300.250.png
bottom of page