top of page

Expressas: O primeiro cockpit da Fórmula 1 em material composto surgiu em 1981

Foto do escritor: Jaroslav Sussland - jaros@revistapubliracing.com.brJaroslav Sussland - jaros@revistapubliracing.com.br

Expressas: O primeiro cockpit da Fórmula 1 em material composto surgiu em 1981

O dia 6 de março de 1981 mudou o mundo da Fórmula 1 e do restante do automobilismo. Nesta data a McLaren lançava o primeiro cockpit de material composto, o MP4-1.


Em vez dos tradicionais painéis de alumínio fixados por parafusos, o novo monocoque era mais leve, mais seguro e com a mesma rigidez torsional.


O projetista do novo monocoque para o MP4-1 disse que houve muitas dúvidas quanto a segurança contra incêndio e às reações a fortes impactos. Em termos desportivos logo na estreia o carro da McLaren com a revolucionária tecnologia vencia o GP da Inglaterra.


Mas o teste real à segurança da nova solução técnica ocorreu em Monza, durante os treinos, quando o piloto da McLaren, John Watson, bateu numa parede com tal força que a carcaça do câmbio se partiu ao meio e o motor foi arrancado da estrutura do veículo.


Após a dissipação da fumaça, John Watson pulou ileso do carro concluindo com sucesso, na prática, o primeiro grande teste do monocoque de carbono em situação real o que serviu para a criação da chamada célula de segurança, uma solução que já salvou dezenas de vidas de pilotos em acidentes violentíssimo ao longo das últimas décadas.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Expressas entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Teste (6).png

Testes na Europa

Artur Semedo

Antecipamos as novidades que vão chegar ao mercado brasileiro

20230830_222637.jpg

Turismo

Keller Carvalho

Uma viagem de trem pela Europa com passagem por cinco países

Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
bottom of page