top of page

Exportações de componentes automóveis produzidos em Portugal continua batendo recordes


Exportações de componentes automóveis produzidos em Portugal continua batendo recordes

A AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (Portugal) anunciou que as exportações de componentes automóveis terminaram o ano de 2022 a subir, tendo ultrapassado o valor produzido e faturado em 2019, último indicativo antes da pandemia. Esta tendência de crescimento tem-se vindo a registar nos últimos oito meses, atingindo no mês de dezembro os 722 milhões de euros. Este valor representa uma subida de 15,9% relativamente ao mesmo mês de 2021.


No 4.º trimestre de 2022 venderam-se ao exterior 2.719 milhões de euros. Um aumento de 18,6% face ao período outubro a dezembro de 2021. Assim, no ano de 2022 as exportações de componentes automóveis ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 10 mil milhões de euros – recorde absoluto - o que significa um acréscimo de 7,6% face ao período compreendido entre janeiro a dezembro de 2021.


Já no que diz respeito às exportações de componentes automóveis por país, o top 5 dos principais países continua a representar 70% das exportações portuguesas de componentes automóveis. Espanha mantém-se na primeira posição com vendas de 2.775 milhões de euros (+1,1%), seguida pela Alemanha com 2.347 milhões de euros (+20,2%). Na terceira posição continua a França, com 1024 milhões de euros (-6,6%), seguida dos Estados Unidos da América com 613 milhões de euros (+21,8%) e, finalmente, na quinta posição temos o Reino Unido, com 402 milhões de euros (-9,3%).


O comportamento das exportações para a Alemanha, o segundo país cliente dos componentes fabricados em Portugal, que aumentaram 20,2 % relativamente a 2021, continua a merecer destaque positivo, assim como as exportações para Espanha, principal cliente dos componentes fabricados em Portugal, que aumentaram 1,1% relativamente a 2021. Por último, destacamos ainda os EUA, que continua a ser o 4º mercado cliente das exportações de componentes automóveis produzidos em Portugal registando também um aumento de 21,8%.


De uma forma menos positiva, temos de realçar que as exportações para França, apesar de manter o seu lugar como o terceiro país cliente dos componentes automóveis fabricados em Portugal, a receita diminuiu 6,6% face a 2021. Também as exportações para o Reino Unido continuam em queda, tendo caído 9,3%, relativamente ao ano anterior.


Expectativas para 2023

Já em relação ao esperado para 2023, o ano será de constante desafio, pois continuamos a viver momentos de incerteza mundial devido à difícil situação geopolítica determinada pela guerra na Ucrânia e a tensão entre os EUA e a China. Continuamos também a assistir à escassez de semicondutores, assim como à inflação dos custos relacionadas com os transportes, energia e matérias-primas, que obrigam à interrupção das cadeias de abastecimento.


Todos estes fatores obrigam as empresas a gerir de uma forma constante toda esta incerteza, que acaba por acontecer dentro de um contexto, especialmente exigente, de dupla transição – digital e energética.


Apesar de tudo, a Indústria Portuguesa de Componentes Automóveis tem revelado um desempenho acima da produção automóvel na Europa, tendo entre 2015-2021 registado um crescimento de +4,2% ao ano, o que compara com um decréscimo médio anual de -4,4% da produção automóvel na Europa. Esta performance só é possível pela capacidade de resiliência, competência e fiabilidade continuadamente demonstradas pela indústria junto dos clientes internacionais. Refira-se que 98% dos carros produzidos na Europa têm pelo menos um componente fabricado em Portugal.


Os cálculos da AFIA têm como base as Estatísticas do Comércio Internacional de Bens divulgadas a 09 de fevereiro pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Peças e #Mecanica entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page