top of page

EVE: Publicado conceito de operações de mobilidade aérea urbana do Rio de Janeiro


EVE: Publicado conceito de operações de mobilidade aérea urbana do Rio de Janeiro

A #Eve, uma empresa da #Embraer, publicou hoje o Conceito de Operações (CONOPS) para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana (#UAM na sigla em inglês) no Rio de Janeiro. O documento é pioneiro no 3Brasil, incluindo dados e análises que abrangem a visão, os pontos de atenção e as necessidades operacionais do #eVTOL (do inglês, electric vertical take-off and landing), da jornada do usuário e de serviços e suporte. O conceito foi desenvolvido por meio de uma cooperação inédita com onze parceiros estratégicos e entidades governamentais, incluindo a #ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), #DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), #EDP #Brasil, #Helisul, #Skyports, #Flapper, #RIOgaleão, #UniversalAviation, #ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), além do #Beacon, plataforma que conecta o ecossistema de serviços de manutenção aeronáutica, e da #Atech, responsável pelo controle e gestão de tráfego aéreo (civil e militar), ambas empresas do Grupo #Embraer.


“Todos os participantes deste grupo de trabalho desempenham papeis fundamentais na evolução da mobilidade aérea urbana. Portanto, este documento, concebido de forma colaborativa, traz um melhor entendimento das características e desafios desta modalidade de transporte e informações para que o ecossistema possa não só se adaptar, mas também se desenvolver com soluções que irão garantir uma expansão de forma segura e sustentável”, disse Luiz Mauad, Vice-presidente de Serviços e Operações de Frota da Eve.


A concepção deste #CONOPS contou com estudos sobre os aspectos que impactam o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana, grupos de discussão envolvendo os principais pilares para seu desenvolvimento, além de um período de operações de voo realizadas em novembro de 2021, conectando a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional #TomJobim#RIOgaleão, simulando o ecossistema de #UAM com a utilização de um helicóptero. A comunidade também participou dessa simulação por meio da compra de passagens com preços acessíveis, em um dos seis voos diários realizados ao longo de 30 dias. Os dados e informações extraídos desta simulação irão contribuir para a definição das características e necessidades para o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana não só no Rio de Janeiro, mas também em outros lugares, criando plano de Mobilidade Aérea Urbana para qualquer cidade.



O #CONOPS ficará disponível no site da #Eve para acesso de toda a comunidade com o objetivo de apresentar a visão para um ecossistema de #UAM, que permitirá uma nova forma de transporte acessível, segura e sustentável. Essa visão agrega e incentiva a todos os responsáveis por este ecossistema a evoluir juntos, trazendo direcionamentos para que a indústria, pessoas, órgãos reguladores e entidades civis e governamentais estejam preparados para investir, desenvolver e integrar essa nova modalidade de transporte.


O conceito estará em constante estudo e evolução e, portanto, caso tenha quaisquer sugestões ou comentários, favor enviar mensagem para Contact@EveAirMobility.com.



Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio

 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -

O valor, você escolhe!


Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Aviação entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page