top of page

Europa tem crescimento de 29% na venda de veículos elétricos com o Tesla Model Y na liderança

Foto do escritor: Redação PortugalRedação Portugal

Europa tem crescimento de 29% na venda de veículos elétricos com o Tesla Model Y na liderança

Em 2022, as matrículas de veículos eletrificados (BEV, PHEV, EREV, FCEV) na Europa atingiram um novo recorde com um total de 2,59 milhões de unidades. Em relação ao ano anterior o volume é 15% maior, já em relação a 2020 o aumento é de 92%. Em 2019 – antes da pandemia de Covid 19 atingir os mercados europeus – as matrículas totalizaram 561.000 unidades, mas a quota de mercado dos VEs aumentou de 3,6% para 23% no ano passado – um aumento de volume de 362%.


Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, comentou: “O rápido crescimento na demanda por EVs é consequência de apoio governamental contínuo por meio de incentivos e uma mudança no sentimento do consumidor graças ao aumento da conscientização em torno da oferta de produtos disponíveis.”


BEVs impulsionam o crescimento

No ano passado, os BEVs (Battery Electric Vehicles) ou veículos elétricos puros representaram 60% de todos os registros de EV. Enquanto registros de PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) diminuíram, BEVs registraram um aumento de 29% entre 2021 e 2022 para um volume total de 1,56 milhões de unidades – um novo recorde para o mercado europeu. Quase 14 em cada 100 carros novos registrados na Europa no ano passado eram movidos por um trem de força elétrico puro.


Os países líderes em termos de participação de mercado de BEV foram Noruega (79%), Suécia (33%), Holanda (23%) e Dinamarca (21%), seguida da Finlândia, Suíça e Alemanha – cada uma com 18%. Olhando para a variação da quota de mercado, o maior crescimento significativo foi na Noruega (+16 pontos), Suécia (+14p), Finlândia (+7,5p), Dinamarca (+7,3p) e Irlanda (+6,7 pontos).


A Itália (-0,9 pontos) foi o único mercado a registar uma queda entre 2021 e 2022.


Grupo Volkswagen lidera o mercado de BEV

Em 2022, o Grupo Volkswagen liderou o mercado de BEV com 349.200 unidades registradas e uma participação de mercado de 22,4% quando somadas todas as marcas do grupo. Muito desse resultado é devido à forte oferta de SUVs elétricos da Volkswagen. Apesar disso, o fabricante alemão foi incapaz de ganhar participação de mercado devido ao fraco desempenho do ID.3 e a descontinuação do e-up.


Em 2022, a Volkswagen perdeu quase 3 pontos de market share para a Tesla, Stellantis, BMW Group, Geely Group e vários outros fabricantes chineses. Apesar da queda de 35% nas matrículas do Model 3 – o BEV mais vendido da Europa em 2021 – Tesla viu um aumento de volume de 38%, superando a Stellantis para garantir o 2º lugar no ranking BEV por OEM. Isso foi possível devido à forte demanda pelo Model Y que liderou o ranking por modelo em 9 mercados europeus, enquanto o Model 3 foi o terceiro da lista.


A Stellantis também ganhou participação de mercado graças principalmente ao desempenho de o Fiat 500 e Opel/Vauxhall Mokka. O Grupo BWM obteve 75% aumento de volume como resultado da forte demanda para o i4 e iX, superando a rival Mercedes-Benz.

A Geely (proprietária da Volvo e da Polestar) e os OEMs da China viram os registros de veículos elétricos mais que dobraram entre 2021 e 2022. Os resultados do primeiro foram impulsionados pela forte demanda do Polestar 2, Volvo XC40 e Volvo C40 na Suécia, Noruega, Alemanha e Reino Unido. Das montadoras chinesas que operam na Europa, a MG foi responsável pela maioria dos emplacamentos de veículos novos (80%) com um aumento de 111% para 49.200 unidades.



Os BEVs mais vendidos

A Tesla liderou a classificação geral com dois modelos nas duas primeiras posições, sendo o Model Y o mais vendido e aparecendo o Model 3 logo na sequencia. Os registros do SUV da Tesla ultrapassaram 137.000 unidades, com a fabricante norte-americana registrando 91.500 unidades de seu sedã – sendo que as matrículas do Model 3 totalizaram 141.400 unidades em 2021. Este movimento mostra o quanto os consumidores estão preferindo os SUVs em relação aos tradicionais sedãs ou Hatchback também no universo dos veículos elétricos.


Confirmando isso, a mesma tendência foi observada no caso da Volkswagen, onde o ID.4 (SUV) aumentou 23% suas vendas, as matrículas do ID.3 caíram 24%.


O Fiat 500 garantiu o 4º lugar no ranking por modelo com um aumento de 49% nas matrículas graças à forte demanda na Alemanha e França – seus maiores mercados. A versão elétrica do 500 representavam 37% do total de matrículas do modelo.


Outros desempenhos fortes incluem o Dacia Spring (+76%), Hyundai IONIQ 5 (+73%) e Polestar 2 (+66%). Entre os últimos lançamentos, a Renault registrou 32.600 unidades do Megane elétrico (46% do total); a Cupra registrou 32.400 unidades do Born; BMW registrou 25.500 unidades do i4; a Volkswagen registrou 21.100 unidades do ID.5; Volvo 18.100 unidades registradas do C40; e Mercedes registrados 16.400 unidades EQB.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
AEA_SDEEEEC2025_CARROSSEL_A.png

Testes Revista Publiracing

O SUV Atto 3 é a prova que a BYD não veio para brincar!📌

Publiracing Portal de Notícias
O SUV Atto 3 é a prova que a BYD não veio para brincar!📌
O SUV Atto 3 é a prova que a BYD não veio para brincar!📌

O SUV Atto 3 é a prova que a BYD não veio para brincar!📌

02:00
Reproduzir vídeo
O ZR-V da Honda é um raro SUV de excelente comportamento dinâmico 📌

O ZR-V da Honda é um raro SUV de excelente comportamento dinâmico 📌

01:31
Reproduzir vídeo
Habitáculo do Honda ZR-V: Elegância, conforto e digital na medida certa!🥇

Habitáculo do Honda ZR-V: Elegância, conforto e digital na medida certa!🥇

01:31
Reproduzir vídeo
bottom of page