top of page

Europa financia trens de Alta Velocidade para operar na Itália e Espanha

Atualizado: 21 de dez. de 2021


Europa financia trens de Alta Velocidade para operar na Itália e Espanha

O Banco Europeu de Investimento (BEI) apoiou a compra de modernos trens de alta velocidade pela Trenitalia, propriedade da Ferrovie dello Stato Italiane SpA (FS), por meio da assinatura privada de 350 milhões de euros de títulos verdes emitidos pela FS, que serão transferidos à Trenitalia por meio de um empréstimo entre empresas.


Este é o primeiro lote de um total de 550 milhões de euros aprovados para todo o projeto, destinado à compra de 34 trens. Esta primeira parte do financiamento do foi efetuada através da subscrição de um título verde de 350 milhões de euros, no âmbito do FS Medium Term Bond Program (EMTN), que confirma o compromisso dos Caminhos de Ferro Italianos com um financiamento sustentável .


O projeto promove a expansão do transporte de alta velocidade na Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) na Itália e na Espanha, promovendo um mercado ferroviário único e a transferência do tráfego rodoviário e aéreo para o ferroviário.



O BEI financiará 50 por cento da compra de 34 trens de alta velocidade pela Trenitalia, vinte dos quais serão alugados à sua subsidiária na Espanha Ilsa para as linhas espanholas de alta velocidade Madrid-Sevilha-Málaga, Madrid-Barcelona e Madrid- Valencia-Alicante.


A Trenitalia administrará os 14 trens restantes, que serão utilizados na Itália. O projeto permitirá ao grupo italiano Trenitalia modernizar sua frota atual nas linhas italianas e, ao mesmo tempo, aumentar sua competitividade e expandir-se no setor de alta velocidade na Espanha, um mercado já bem mais consolidado na Alta Velocidade Feroviária



Primeira subscrição de um título verde pelo BEI

Esta é a primeira subscrição de uma obrigação verde pelo BEI e, portanto, a primeira operação no âmbito do programa de aquisição de obrigações verdes aprovado pelo Grupo BEI no final de maio de 2021, em linha com as politicas de preservação do meio ambiente adotadas na Europa.


 

Gostou da matéria? – Saiba que sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - Quando e quanto você quiser!


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br


350x250.gif
bottom of page