Em dezembro de 2023, o mercado automóvel da União Europeia (EU) registou uma queda de 3,3%, registando 867.052 unidades em vendas. Esta queda pode ser atribuída ao elevado desempenho comparativo com o último mês de 2022. Dezembro também marcou o primeiro mês de contração após 16 meses consecutivos de crescimento.
No entanto, aumentos notáveis foram observados nos principais mercados, como França (+14,5%) e Espanha (+10,6%). Em contraste, o mercado automóvel alemão diminuiu uns significativos 23% em Dezembro.
Já no acumulado do ano de 2023, o mercado automóvel da UE concluiu com uma sólida expansão de 13,9% em comparação com 2022, atingindo um volume anual de 10,5 milhões de unidades. Todos os mercados da UE cresceram no ano passado, exceto a Hungria (-3,4%). Foram registados ganhos de dois dígitos na maioria dos mercados, incluindo três dos maiores: Itália (+18,9%), Espanha (+16,7%) e França (+16,1%). Por outro lado, a Alemanha registou um aumento homólogo mais modesto de 7,3%, influenciado pelo seu desempenho mais fraco em Dezembro.
Novos registos de automóveis na UE por fonte de energia
Os carros elétricos a bateria se estabeleceram como a terceira escolha mais popular entre os compradores em 2023. Em dezembro, a participação de mercado subiu para 18,5%, contribuindo para uma participação de 14,6% no ano, superando o diesel, que se manteve estável em 13,6%. Os automóveis a gasolina mantiveram a liderança com 35,3%, enquanto os automóveis híbridos-elétricos conquistaram o segundo lugar, comandando uma quota de mercado de 25,8%.
Carros elétricos
Em dezembro de 2023, as vendas de novos automóveis elétricos a bateria diminuíram pela primeira vez desde abril de 2020 (durante o pico da pandemia de COVID-19), caindo 16,9%, para 160.700 unidades. Esta diminuição pode ser atribuída a um desempenho comparativamente robusto em dezembro de 2022 e a uma desaceleração significativa na Alemanha (-47,6%), o maior mercado para esta fonte de energia. Apesar disso, o volume global para todo o ano de 2023 ultrapassou 1,5 milhões de unidades, refletindo um aumento substancial de 37% em comparação com 2022. A quota de mercado dos automóveis elétricos a bateria atingiu 14,6% em 2023.
Em dezembro, os novos registos de automóveis híbridos elétricos na UE aumentaram 26%, impulsionados por ganhos impressionantes em três dos quatro maiores mercados: Alemanha (+38%), França (+32,6%) e Espanha (+24,3%). Isto contribuiu para um aumento acumulado de 29,5% em 2023, resultando em mais de 2,7 milhões de unidades vendidas em 2023 – um quarto da quota de mercado da UE.
Em contrapartida, as vendas de automóveis elétricos híbridos plug-in terminaram o ano numa tendência decrescente, diminuindo significativamente 40,2%, para 71.546 unidades em dezembro de 2023. Aumentos em mercados como a Bélgica (+19,7%) e França (+17,3%) , foram insuficientes para compensar a queda substancial na Alemanha (-74,4%), o maior mercado para esta fonte de energia. Como resultado, o mercado de automóveis elétricos híbridos plug-in da UE diminuiu 7% em comparação com 2022 e representa agora uma quota de mercado de 7,7%.
Carros a gasolina e diesel
Em dezembro de 2023, o mercado de automóveis a gasolina da UE cresceu 5,1%, impulsionado por contribuições significativas de mercados importantes como Itália (+24,9%) e Alemanha (+16,1%). Isso levou a um total de 3,7 milhões de unidades vendidas, um aumento de 10,6% em relação ao ano anterior. Apesar de manter a liderança com uma quota de mercado de 35,3% ao longo de 2023, os automóveis a gasolina registaram uma ligeira queda face aos 36,4% em 2022.
O mercado automóvel a gasóleo da UE continuou a sua trajetória descendente em dezembro, contraindo 9,1%. Este declínio foi evidente em vários mercados importantes, incluindo três dos maiores: Espanha (-26,5%), França (-22,2%) e Itália (-19,7%). No entanto, a Alemanha divergiu desta tendência com um crescimento de 10,3%. Em 2023, as vendas de automóveis a gasóleo atingiram 1,4 milhões de unidades, representando uma quota de mercado de 13,6%, diminuindo face aos 16,4% em 2022.
Comments