top of page

Europa faz estudo para distribuição dos pontos de recarga para caminhões elétricos


Europa faz estudo para distribuição dos pontos de recarda para caminhões elétricos

Um novo estudo conduzido pela Fraunhofer ISI em nome da European Automobile Manufacturers ’Association (ACEA) indica os principais locais para a implantação futura de pontos de carregamento para caminhões elétricos a bateria.


O conjunto de dados do estudo pode ser usado para ajudar a mapear uma rede de pontos de carregamento de caminhões em toda a UE, incluindo locais de parada regionais e de longa distância na União Europeia, Reino Unido e outros países da Europa.


“A aceitação do mercado de caminhões elétricos deve surgir nos próximos anos. No entanto, a infraestrutura necessária para carregar esses caminhões ainda é extremamente insuficiente, por isso precisa ser implementada com urgência ”, disse Eric-Mark Huitema, Diretor Geral da ACEA.



A futura localização das estações de recarga deve ser baseada nos atuais padrões de operação dos veículos, de acordo com o estudo. Para identificar esses locais, a Fraunhofer analisou 30.000 locais de parada de caminhões agregados. Esta informação, baseada na atividade logística de cerca de 400.000 caminhões em 750.000 paradas individuais, foi coletada por sete fabricantes de caminhões europeus.


Isso mostra que os locais de parada de caminhões estão concentrados em áreas altamente povoadas na Europa central. Eles são mais densos em torno de importantes áreas industriais e grandes cidades - como norte da Itália, Paris, grande Manchester, Berlim e Frankfurt - e seguem as principais estradas europeias.


Cerca de um terço a metade das paradas são em áreas de descanso próximas às rodovias, de acordo com os novos dados. Aproximadamente um quarto a um terço estão em sites de empresas ou centros logísticos, com apenas 1% a 5% em portos e terminais de balsas.



Existem duas categorias principais de tempo de parada: menos de três horas (com 35% entre 30 e 60 minutos) e mais de oito horas. A alta frequência de paradas mais curtas, bem como as regras de tempo de direção e descanso, destacam a necessidade de pontos de carregamento de alta potência adequados para recarregar caminhões em um curto espaço de tempo.


Esta nova análise fornece uma boa indicação de locais adequados para a infraestrutura de carregamento de uma perspectiva logística e operacional. Uma análise mais aprofundada usando outros critérios (por exemplo, capacidade disponível da rede elétrica, considerações locais, existência de infraestrutura de carregamento para carros elétricos, etc.) será necessária para as decisões de investimento.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Caminhões entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

350x250.gif
300.250.png
bottom of page