A especialista em eletrificação de carros clássicos, a Electrogenic, criou um Citroen DS totalmente elétrico. O 1971 DS é uma versão nova e excitante de um grande ícone automotivo francês, conhecido por sua beleza e direção luxuosa. A empresa sediada em Oxford manteve e melhorou o famoso "tapete mágico" do carro, combinando-o com um trem de força elétrico silencioso e de emissão zero.
Criando o que se acredita ser o primeiro Citroen DS elétrico profissionalmente convertido, a Electrogenic removeu o motor a gasolina de quatro cilindros de 2.0 litros original do carro e o substituiu por um motor elétrico capaz de produzir 120 HP, aliado a 235Nm de torque instantâneo - ambos os valores quais são aumentos de capacidade substanciais em relação ao modelo original. A potência é entregue às rodas dianteiras por meio da caixa de câmbio manual existente do carro.
Alojada dentro do corpo elegante do DS está uma bateria de 48,5 kWh, oferecendo um alcance real de aproximadamente 225 km em cada carga. O carro está equipado com um carregador de 29kW, que carregará totalmente as baterias em cerca de duas horas. Tanto o tamanho da bateria quanto o tipo de carregador podem ser ajustados para se adequar ao tipo de direção para o qual o proprietário o usará. Uma bateria opcional de 'extensor de alcance' oferece aos clientes a opção de estender a autonomia do carro para mais de 320 km.
Uma das características definidoras do DS é seu sistema de suspensão hidropneumática, que permite o autonivelamento e é responsável pela famoso e único conforto do carro, que parecia levitar sobre o asfalto. Em vez de usar a bomba mecânica original e barulhenta, a Electrogenic criou uma bomba elétrica silenciosa, que oferece um passeio ainda mais sofisticado do que o original.
A Electrogenic sempre mantém a beleza do carro original ao converter clássicos para energia elétrica, então o design distinto do DS permanece o mesmo. A ausência de sistema de exaustão (escapamento) e um novo decalque sutil "DS EV electronique" no porta-malas são as únicas pistas visuais do novo trem de força elétrico do carro.
Steve Drummond, Diretor e Cofundador da Electrogenic “Repowering carros clássicos com tração totalmente elétrica traz uma série de benefícios, desde facilidade de uso a ganhos de confiabilidade e desempenho. Mas com nossas conversões, o objetivo é sempre aprimorar as características originais do carro. A este respeito, o Citroen DS foi idealmente adequado para uma conversão elétrica - o trem de força silencioso adiciona à experiência de direção serena e se encaixa perfeitamente com o caráter do carro.
Ian Newstead, Diretor e Co-Fundador da Electrogenic “Parece certo usar tecnologia moderna para preparar um carro que estava muito à frente de seu tempo quando foi lançado nos anos 1950. Nossa conversão dá uma nova vida ao DS e significa que as gerações futuras podem continuar a desfrutar de seu charme nas próximas décadas. Como acontece com todas as conversões iniciais, o DS nos apresentou desafios únicos. Neste caso, adaptar a suspensão hidropneumática para funcionar sem o motor de combustão. A bomba velha era tão barulhenta que prejudicava a direção silenciosa do carro, mas nossa nova bomba elétrica resolveu o problema completamente. Como acontece com todas as conversões, o DS acrescentou ainda mais ao nosso conhecimento de conversão de belos clássicos. ”
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments