top of page

Em homenagem ao icônico F-Type, Jaguar preserva som inconfundível do V8 em biblioteca britânica


Em homenagem ao icônico F-Type, Jaguar preserva som inconfundível do V8 em biblioteca britânica

Enquanto a Jaguar se move em direção ao funcionamento quase silencioso de seu futuro totalmente elétrico a partir de 2025, a marca decidiu compartilhar gravações do som de seu icônico esportivo Jaguar F-TYPE V8 com a Biblioteca Britânica. As gravações – realizadas de dentro de uma cabine especificamente criada pela Jaguar e feitas de fora do carro – capturaram a trilha sonora V8 inconfundível do F-TYPE. Ao compartilhá-los com a Biblioteca Britânica, a Jaguar permitiu que pessoas em todo o mundo – e de todas as gerações – desfrutassem dos sons do último carro esportivo Jaguar com motor a combustão.


Gravado dentro da câmara semi-anecóica do Gaydon Engineering Centre – uma sala à prova de som usada para desenvolver e testar o refinamento e a qualidade sonora dos veículos da Jaguar – onde a nota de escape do F-TYPE foi originalmente ajustada, o R 75 Coupé preto acetinado realizou uma série de trocas de marchas e sprints de aceleração, compondo faixas de som de 30 e 47 segundos.


Charles Richardson, engenheiro de som sênior da Jaguar, disse:

"O F-TYPE V8 sobrealimentado faz um som único por causa do trabalho meticuloso de otimização que aplicamos a todo o trem de força, principalmente aos sistemas de admissão e escape. Foram mais de 85 interações criadas antes de lançarmos o carro pela primeira vez e o temos aprimorado continuamente desde então. O culminar desse trabalho – os sons que você experimenta dirigindo o F-TYPE R 75 – é algo que queremos deixar disponível para as próximas gerações apreciarem. Arquivá-lo com a Biblioteca Britânica nos permite fazer isso, e isso é algo de que estamos muito orgulhosos."

O veículo selecionado para a gravação foi um F-TYPE R 75 Coupé 2024 MY, uma edição especial criada para marcar o último ano-modelo do F-TYPE e os 75 anos de carros esportivos da Jaguar. Oferecido exclusivamente com tração integral, seu V8 sobrealimentado de 5,0 litros desenvolve 575cv e 700Nm de torque e pode acelerar o carro de 0-60mph em apenas 3,5 segundos e a uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 186mph.


Cheryl Tipp, curadora de Wildlife and Environmental Sounds da Biblioteca Britânica, disse:

"Estamos muito satisfeitos em poder preservar gravações do motor F-TYPE V8 para entusiastas e ouvintes da Jaguar em todo o mundo. À medida que a produção deste motor chega ao fim, este ruído único toma o seu lugar no arquivo do país ao lado de outros sons que já não podem ser ouvidos hoje".

As gravações de 30 e 47 segundos começam com a partida do motor, iniciada pelo "flare" instantaneamente reconhecível à medida que as rotações sobem antes de se estabelecerem em uma marcha lenta constante de 600 rpm, a nota característica do oito cilindros sugerindo o potencial de desempenho do carro.


Cada vez que o F-TYPE acelera, as válvulas do sistema de escape abrem para alterar o roteamento dos gases de escape e isso libera o rugido característico que é particular para a experiência de condução do F-TYPE.


Os ouvintes ouvirão as subidas e descidas nítidas através da transmissão Quickshift de 8 velocidades, e os estalos característicos na ultrapassagem de suas saídas de escape quádruplas, que são um elemento-chave do caráter visceral e focado no motorista do F-TYPE.


Pode ouvir as gravações aqui ou aqui !

Kommentare


350x250.gif
300.250.png
AEA_SDSEC2024_CARROSSEL_01.png
bottom of page