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Revista Publiracing

Direção elétrica da thyssenkrupp no novo Renault Duster também economiza combustível


A thyssenkrupp é a fornecedora para a Renault do Brasil do sistema de direção elétrica que equipa o novo Duster, veículo lançado neste ano. A empresa, que possui fábrica de sistemas de direção para automóveis e veículos comerciais leves em São José dos Pinhais/PR, consolidou a produção de sistemas de direção no Brasil com contratos com as montadoras da aliança Renault-Nissan nos últimos anos.

A parceria foi iniciada com o fornecimento do sistema de direção elétrica do Nissan Kicks. "Pudemos agregar à Renault uma tecnologia que já estava testada e aprovada no mercado, aplicada ao Kicks. Com isso, a modularidade da plataforma de direção elétrica, sinergia e flexibilidade do projeto foram fundamentais para mais essa conquista junto à fabricante francesa", explica Luciano Farias, CEO da divisão Steering da thyssenkrupp no Brasil.


A direção elétrica é destaque do lançamento e equipa todas as versões do novo Duster, o que representa um diferencial importante do SUV no mercado nacional. "Esse aprimoramento na dirigibilidade proporciona ganhos aos consumidores, como muito mais controle e conforto na hora de dirigir, além de ajudar na economia de combustível", afirma Farias.


Em comparação com a direção hidráulica convencional, no sistema de direção elétrica, também conhecido como EPS (Electronic Power-Assisted Steering), os movimentos do motorista são suportados por um motor elétrico que, por sua vez, é comandado por um módulo eletrônico que controla os diversos sistemas do carro. Isso aumenta a eficiência energética, pois o motor só é ativado quando a unidade de controle avalia que o motorista realmente precisa do motor para ajudar na direção. A economia de combustível pode chegar a meio litro de combustível para cada 100 quilômetros percorridos.

Ampliação da fábrica de sistemas de direção no Paraná

Os sistemas de direção elétrica da thyssenkrupp são fabricados na nova linha de produção da planta localizada no Paraná, inaugurada em 2019. A produção opera com tecnologias da Indústria 4.0 e tem capacidade produtiva anual de 500 mil sistemas.


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