top of page

Dakar: Vitória dos brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo e liderança nos SSVs


Dakar: Vitória dos brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo e liderança nos SSVs

Deu Brasil na 5ª etapa do 44º Rally Dakar. A dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo #415 (Can-Am Maverick XRS) venceu, nesta quinta-feira, a exigente Especial em laço, disputada em Riad (capital da Arábia Saudita). Os brasileiros completaram o trecho cronometrado de 345 km em 4h33m12s e assumiram a liderança na geral dos UTV (SSV). Diferentemente a etapa anterior, quando foram os mais rápidos do dia na categoria e uma penalização de radar os jogou para a 2ª posição, desta vez, os paulistas puderam garantir a vitória da etapa.


A Especial inédita do maior rali do mundo desafiou mais uma vez os competidores com muito trial, dunas, longos trechos de pedras e, sobretudo, exigiu muito da navegação, que foi um dos pontos altos da etapa. Mas vencer a primeira Especial de um Dakar, no ano de estreia teve um sabor especial para o piloto de Vinhedo (SP).

“Hoje eu somente pilotei, quem ganhou a Especial foi o Maykel porque a navegação estava muito difícil e ele acertou tudo. A navegação foi crucial nesta etapa que vencemos e me deu mais tranquilidade para pilotar, principalmente após o segundo abastecimento porque muitos erraram. Estamos felizes porque conseguimos imprimir um bom ritmo e, ainda, assumimos a liderança”, explica Luppi.

O piloto descreve como foi a etapa: “Especial bem pesada, alternando pontos de velocidade, deserto aberto e erosão. Enfrentamos um “mar” de pedras com um trial pesado durante 10 km, tanto que teve horas que não se conseguia achar o caminho de tanta pedra que tinha e teve também 90 km constante de dunas.O dia exigiu demais da parte física, estamos esgotados”, conta Luppi


“Uma etapa bem dura e completa com muitas pedras e dunas. A navegação estava extremamente complicada e acabou decidindo o dia, muitos se perderam e custaram a achar o caminho. Fomos rápidos, precisos e a vitória veio para coroar o nosso dia”, ressalta Justo. O experiente navegador de Taubaté, no interior paulista, disputa o seu 10ª Dakar.

Para 6ª etapa, os brasileiros largam na ponta e também com uma vantagem de 4m27s em relação aos vice-líderes dos UTVs, Austin Jones/Gustavo Gugelmin. Nesta sexta-feira o dia será mais longo com 618 km, dos quais 402 de Especiais, também com largada e chegada em Riad.

Dakar: Vitória dos brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo e liderança nos SSVs

Resultado Etapa 5 – 6/jan

Top 5 (SSV) UTV T4

1) # 415 Rodrigo Luppi/Maykel Justo (Brasil) – 4h33m12s

2) # 410 Marek Gogzal/Lukasz Laskawiec (Polônia) – 4h35m45s

3) #406 Serguei Kariakin/Anton Vlasiuk (Reino Unido) – 4h39m22s

4) # 401 Austin Jones (EUA)/Gustavo Gugelmin (Brasil) - 4h41m52s

5) #414 Rokas Baciuska (Lituânia)/Oriol Mena (Espanha) – 4h44m33s


Resultado Acumulado (após cinco etapas) – Top 5

1) # 415 Rodrigo Luppi/Maykel Justo (Brasil) – 21h21m33s

2) # 401 Austin Jones (EUA)/Gustavo Gugelmin (Brasil) – 21h26m00s

3) # 416 Gerard Guell/Diego Ortega (Espanha) – 21h45m01s

4) # 403 Michal Gogzal/ Szymon Gospodarczk (Polônia) – 21h45m58s

5) #414 Rokas Baciuska (Lituânia)/Oriol Mena (Espanha) – 22h06m33s



 

Gostou da matéria? – Saiba que sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!

Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page