top of page

Dakar 2023: vitória da Yamaha com a dupla portuguesa Ferreira e Palmeiro nos T3


Dakar 2023: vitória da Yamaha com a dupla portuguesa Ferreira e Palmeiro nos T3

A X-raid Yamaha, com o piloto e campeão português e europeu João Ferreira, e seu navegador, o portalegrense Filipe Palmeiro, fizeram história ao conquistar a primeira vitória T3 para a Yamaha, tornando a Yamaha o primeiro construtor a vencer etapas nas categorias Carro, Moto e Quad no Rally Dakar.


O projeto YXZ1000R Dakar da Yamaha está apenas em seu terceiro ano, com 2023 vendo a introdução da nova versão turbo do veículo de três cilindros de 998 cc. Por e estreia do veículo e do piloto na prova, Ferreira, de 23 anos, que já havia conquistado dois pódios no Rally Dakar deste ano, conseguiu uma fantástica vitória na etapa 8 na Arábia Saudita e que mostra muita da qualidade do jovem leiriense campeão português e europeu de Cross-Country, acompanhado do experiente navegador Felipe Palmeiro.


A façanha é ainda mais impressionante já que foi conseguida na segunda parte de uma maratona improvisada que só foi anunciada durante a sétima etapa devido às chuvas torrenciais e inundações em Riade. Isso significou que as equipes tiveram que passar a noite no deserto longe de suas equipes após a conclusão da etapa de sábado, com apenas duas horas de intervensão para assistência.


A etapa tinha mais de 800 km de extensão e começou com uma ligação de 95 km desde Al Duwadimi até o início da especial cronometrada de 346 km, que consistia principalmente em trilhas lamacentas e areia fofa, com algumas dunas e seções rochosas lançadas em boa medida, junto com poças causadas pela chuva do dia anterior. Depois de completar a especial, houve outra ligação de 388 km de volta ao acampamento em Riad, onde as equipes se reuniram com suas equipes antes do dia de descanso de segunda-feira.


Dakar 2023: vitória da Yamaha com a dupla portuguesa Ferreira e Palmeiro nos T3

O fabricante japonês tem uma rica história de corridas no Rally Dakar, com Cyril Neveu vencendo a primeira edição da corrida em 1979 em sua XT500 na classe de motocicletas. No total, a Yamaha tem nove vitórias gerais, 140 vitórias em etapas em duas rodas e alcançou o domínio completo na categoria Quad com 14 títulos consecutivos desde a sua criação em 2009.


Tendo se retirado da classe de motocicletas após a edição de 2022, Ferreira manteve a tradição de vitórias da Yamaha no Dakar ao escrever seu nome no livro dos recordes após uma vitória histórica em Yamaha YXZ1000R Turbo Prototype da X-raid.


O piloto português, que compete no seu primeiro Dakar ao lado do seu compatriota mais experiente Palmeiro, sinalizou o seu potencial ao terminar em segundo na Etapa 4 e em terceiro na Etapa 7. O jovem talento conduz com a liberdade de não ter nada a perder depois de não ter conseguido completar a terceira etapa por ter sido apanhado pelas inundações que afetaram o Dakar 2023, o que, infelizmente, significa que não será contabilizado como finalizador oficial do Dakar no final do rali.

Dakar 2023: vitória da Yamaha com a dupla portuguesa Ferreira e Palmeiro nos T3

Fazendo sua estreia no cross-country em 2019, o campeão da FIA European Cup 2022 para Cross-Country Bajas T1 está determinado a compensar essa decepção e está demonstrando ao mundo sua competitividade


Segunda-feira é o dia oficial de descanso da 45ª edição do Rally Dakar antes de a ação recomeçar na terça-feira com a Etapa 9, que apresenta 328 km de ligações e uma especial de 358 km enquanto o acampamento viaja de Riad para Haradh.


 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comentarios


350x250.gif
300.250.png
bottom of page