top of page

Dakar 2023: Moraes segue em duelo com Loeb e agora é 3º colocado


Dakar 2023: Moraes segue em duelo com Loeb e agora é 3º colocado

Um dos pontos altos da 45ª edição do Rally Dakar, que se encerra no próximo domingo na Arábia Saudita, o duelo entre o estreante brasileiro Lucas Moraes e o nove vezes campeão mundial de rally Sébastien Loeb teve mais um lance dramático nesta sexta-feira, quando foi realizada a 12ª etapa da prova, no deserto Empty Quarter.


Ao desviar de uma moto que estava caída no trajeto, o piloto brasileiro acabou perdendo velocidade e viu o Toyota GR DKR Hilux da equipe Overdrive atolar em um “funil” – encontro de duas dunas, no jargão da modalidade. “Perdemos bastante tempo tirando o carro dali”, resume ele, que disputa a categoria principal do maior rally do mundo, a dos carros. O incidente custou tempo precioso a Moraes e ao navegador alemão Timo Gottschalk, que acabaram o dia na 10ª colocação.


“Eu fui desviar de uma moto caída na duna, em um funil, e nessa desviada o carro perdeu embalo e não deu para chegar ao topo. Então, o carro atolou, porque a areia era muito fofa. Ali, depois que atola, a roda patina e afunda mais. Mas, faz parte do aprendizado. Pilotar em dunas requer “horas de voo” e eu ainda não tinha tido essa aula de hoje”, brinca Moraes.
Dakar 2023: Moraes segue em duelo com Loeb e agora é 3º colocado

O dia foi marcado por outra vitória do Prodrive Hunter T1+ do francês Sébastien Loeb e do belga Fabian Lurquin, que agora ocupam a vice-liderança geral da prova – apenas 2min01s à frente de Moraes, que caiu de segundo para terceiro na classificação. A liderança do Dakar até aqui é da dupla Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Mathieu Baumel (França), com um Toyota GR DKR Hilux da equipe oficial de fábrica.


Em quarto na geral está a dupla formada pelo campeão do Dakar 2009, o sul-africano Giniel de Villiers, que utiliza outro Toyota GR DKR Hilux da equipe de fábrica. Juntamente com seu conterrâneo, o navegador Dennis Murphy, Villiers tem uma desvantagem de 52min50 em relação a Moraes/Gottschalk.


O Brasil também colhe bons resultados em outras categorias. Na Protótipos Leves, o navegador Gustavo Gugelmin e o piloto norte-americano Austin Jones mantiveram a liderança geral, depois de terminar a etapa do dia em quinto. E, entre os quadriciclos, Marcelo Medeiros venceu a especial, passando a ocupar agora a 10ª colocação na sua categoria.


A especial de hoje percorreu 191km, com largada e chegada em Shaybah, já no sudoeste da Arábia Saudita.

Dakar 2023: Moraes segue em duelo com Loeb e agora é 3º colocado

12ª Especial, 191km, saída e chegada em Shaybah

1. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+), 1h56min21s

2. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +3min19s

3. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +3min31s

4. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +7min13s

5. Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +8min2s

6. Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR6-T) +8min59s

7. Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +9min58s

8. Yazeed Al-Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux Overdrive) +10min46s

9. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +11min34s

10. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +11min38s


Classificação geral após doze especiais

1. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux), 41h16min25s

2. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h27min10s

3. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h29min11s

4. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +2h22min21s

5. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +2h34min21s

6. Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +3h0min26s

7. Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR6-T) +3h34min23s

8. Wei Han/Li Ma (SMG HW2021) +4h11min38s

9. Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century CR6-T) +4h17min38s

10. Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras Carreras (Toyota Hilux Overdrive) +4h17min53s

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

350x250.gif
bottom of page