top of page

Dakar 2023: Lucas Moraes continua surpreendendo e já é sexto na geral


Dakar 2023: Lucas Moraes continua surpreendendo e já é sexto na geral

Estreante e conhecido principalmente por quem acompanha o cenário do rally no Brasil, Lucas Moraes segue surpreendendo na 45ª edição do Dakar, a prova mais importante e difícil da modalidade. Nesta quarta-feira (4), o piloto da equipe belga Overdrive Racing terminou a corrida na oitava colocação, fato que o alçou para o sexto lugar na classificação geral da categoria Carros, a que conta com os veículos e competidores de maior renome no off-road mundial.


À frente de Lucas estão somente craques, como o atual campeão do Dakar, o catariano Nasser Al-Attiya (Toyota), além candidatos à vitória lendários, como espanhol Carlos Sainz (Audi) e o francês Stéphane Peterhansel (Audi). O brasileiro é também o único rookie entre os 15 melhores da prova.


Moraes é o atual bicampeão do Rally dos Sertões, prova que, apesar de importante, não tem a mesma visibilidade internacional que o Dakar. Além disso, tem chamado a atenção o respeito que Moraes tem mostrado pela competição disputada nos desertos da Arábia Saudita.

“Estou aprendendo mais a cada dia. E encaro cada dia como um novo desafio a ser superado”, diz ele. “O Dakar não é apenas difícil tecnicamente, é também extenuante, longo e perigoso. Basta ver a quantidade de quebras, acidentes e abandonos em todas as categorias. Tem que respeitar, mas ao mesmo tempo tem também que encarar de verdade o desafio. Não é uma fórmula fácil de resolver”, avalia.
Dakar 2023: Lucas Moraes continua surpreendendo e já é sexto na geral

Nesta quarta-feira, que correspondeu ao quarto dia de corrida, Moraes voltou a se referir à experiência em sua estreia como “aulas importantes”.

“Hoje, eu consegui ter mais duas aulas importantes. Lá pelo km 100 da especial, eu consegui ir atrás do Mattias Eckstron (Audi), que é bem rápido; fui seguindo e observando a técnica, vendo o que eu poderia adaptar à minha pilotagem. Em seguida, consegui colar no Nasser (Al-Attiya, atual campeão, Toyota) e consegui segui-lo por uns 30 ou 40km até chegar em um trecho que levantava muita poeira. Então, por segurança, decidi abortar a estratégia. Mas foram momentos muito proveitosos para mim. Estou feliz, por que estamos evoluindo dia a dia”, conta ele, que tem como navegador o alemão Timo Gottschalk.

Mais brasileiros – A vitória na especial de hoje foi do francês Sébastien Loeb, com um Prodrive Hunter T1+, que registrou a marca de 4h11min34 para os 425km de trechos cronometrados. Os Hunters venceram duas das quatro especiais disputadas pela categoria principal, a Carros, até o momento. O Brasil segue tendo boas notícias. Ontem (3), com a punição à dupla polonesa Marek Goczal/Maciej Marton, o brasileiro Cristiano Batista, que tem como navegador o espanhol Fausto Mota, garantiu a vitória na categoria UTV de produção. No mesmo dia, o navegador catarinense Gustavo Gugelmin já havia confirmado o primeiro lugar na categoria Protótipos Leves, ao lado do piloto norte-americano Austin Jones. E hoje, novamente na categoria UTVs de produção, a dupla brasileira Rodrigo Luppi/Maykel Justo terminou no quarto lugar e assumiu a liderança na classificação geral dessa divisão do Dakar.



Como acompanhar na TV – No Brasil, flashes da corrida e reportagens especiais podem ser vistos pela ESPN4, das 22 às 23h, com o locutor Thiago Alves e o comentarista Edgard Mello Filho. A repórter Letícia Datena faz boletins diários e in loco, exibidos nos canais Band e Bandsports. Assinantes do Star+ acompanharão imagens comentadas em inglês e espanhol. Outra opção é baixar o app Red Bull TV e assistir a vários conteúdos especiais. Esta matéria foi fechada às 14h40 com os resultados disponíveis no site oficial do Rally Dakar.


Em Portugal o canal Eurosport tem boletins diários com o resumo do etapa do dia.

Dakar 2023: Lucas Moraes continua surpreendendo e já é sexto na geral

Confira os resultados e a classificação geral da categoria


4ª Especial, 425km, largada e chegada em Ha’il

1. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) 4h11min34

2. Stephane Peterhansel/Édouard Boulanger (Audi RS Q e-tron) +13s

3. Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi RS Q e-tron) +1min50

4. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +2min6

5. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +7min4

6. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +7min23

7. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +10min45

8. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +13min48

9. Giniel De Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +18min11

10. Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +32min22


Classificação geral após quatro especiais

1. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 16h34min13

2. Yazeed Al-Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux Overdrive) +18min18

3. Stephane Peterhansel/Édouard Boulanger (Audi RS Q e-tron) +18min52

4. Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi RS Q e-tron) +32min55

5. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +45min25

6. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +45min27

7. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +48min13

8. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +50min

9. Martin Prokop/Viktor Chytka (Audi RS Q e-tron) +1h14min43

10. Erik Van Loon/Sébastien Delaunay (Toyota Hilux Overdrive) +1h15min40

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

टिप्पणियां


350x250.gif
300.250.png
bottom of page