top of page

Dakar 2023: Lucas Moraes assume a vice-liderança


Dakar 2023: Lucas Moraes assume a vice-liderança

Lucas Moraes segue realizando uma campanha inédita para um piloto brasileiro no Rally Dakar, a maior e mais difícil prova do gênero no mundo, disputada na Arábia Saudita. Nesta terça-feira (10), durante a nona etapa, o ainda estreante Moraes assumiu a vice-liderança geral da corrida, novamente atraindo os olhares de todo o mundo do off-road para um desempenho que vem surpreendendo a equipe belga Overdrive Racing. Depois de 3.614km de especiais, Lucas está atrás apenas do atual campeão, o catariano Nasser Al-Attiyah, que também compete com um Toyota GR DKR Hilux, mas sob a bandeira da equipe oficial da fábrica japonesa.


A etapa desta terça-feira foi composta por 358km de especiais – trechos cronometrados onde acontece a competição – entre Riad e Haradh. O brasileiro, que conta com a navegação do alemão Timo Gottschalk, terminou na 10ª posição entre os 73 carros inscritos, em dia vencido pelo multicampeão de rally, o francês Sébastien Loeb (Prodrive Hunter T1+). Moraes disse que ficou surpreso com o nível de perigo no início do trajeto e, depois, teve que controlar o carro em um longo trecho de alta velocidade marcado por vários saltos.



Acidentes – “Essa foi mais uma especial dura. O Dakar continua me surpreendendo”, comentou o pilotO. “No começo, as dunas foram bem perigosas. Tivemos acidentes importantes de competidores bem experientes e rápidos. O Carlos Sainz (Audi RS Q e-tron) “varou” uma duna e capotou. O Henk Lategan (Toyota GR DKR Hilux) fez o mesmo e destruiu a suspensão. Então foi mesmo perigoso para todo mundo”, resumiu.
Dakar 2023: Lucas Moraes assume a vice-liderança

“Por isso nós fomos administrando um pouco o ritmo. Tivemos um trecho longo com muitos bumps (saltos), que desequilibravam muito a traseira e isso me preocupou bastante naquele momento. Mas fizemos a nossa parte e entregamos o carro inteiro para a equipe novamente. Então a nossa estratégia está dando certo e vamos continuar na mesma pegada”, completou.

Apoio dos amigos – Moraes também falou do momento que está vivendo no Dakar.

“Primeiro, só o fato de estar aqui já é a realização de um sonho. Fui criado entre praticantes de rally, tenho muitos amigos nesse meio. E eles estão me dando muito apoio com mensagens positivas e muitas dicas também. Quem me conhece sabe que eu nunca imaginei estar nessa posição em um Dakar. Isso aqui é demais”, contou.

“Mas temos ainda cinco dias pela frente. Serão cinco dias de dunas em um deserto enorme e famoso aqui no Oriente Médio, o Empty Quarter, e tudo indica que vai ser muito difícil. Como é a minha primeira vez, sigo mantendo respeito máximo pela prova. E agora ainda mais”, finalizou.


Confira os resultados:

9ª Especial, 346km, entre Riad e Haradh

1. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) 3h7min24s

2. Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Prodrive Hunter T1+) +57s

3. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +2min8s

4. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +5min11s

5. Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +7min38s

6. Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +8min23s

7. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +8min55s

8. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +8min58s

9. Sebastián Halpern/Bernardo Graue (Mini John Cooper Works Plus) +10min8s

10. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +10min33s


Classificação geral após nove especiais

1. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 34h19min20s

2. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h21min57s

3. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h43min8s

4. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +1h46min23s

5. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +2h4min17s

6. Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +2h25min51s

7. Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +2h45min36s

8. Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR6-T) +2h48min6s

9. Wei Han/Li Ma (SMG HW2021) +3h32min15s

10. Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras Carreras (Toyota Hilux Overdrive) +3h52min52s


 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

コメント


350x250.gif
300.250.png
bottom of page