top of page

Dakar 2023: Feito histórico para o Brasil com 3º lugar de Moraes nos carros


Lucas Moraes e Timo Gottschalk a caminho do pódio no Dakar
Lucas Moraes e Timo Gottschalk a caminho do pódio no Dakar

A atuação surpreendente de Lucas Moraes na 45ª edição do Rally Dakar foi encerrada neste domingo (15) com a confirmação do terceiro lugar entre os 73 carros inscritos na categoria principal da competição, que teve início no dia 31 de dezembro e percorreu mais de 8.500km em desertos e territórios inóspitos da Arábia Saudita. Ao lado do navegador alemão Timo Gottschalk e a bordo de um Toyota GR DKR Hilux, Moraes, de 32 anos, terminou no terceiro lugar na classificação geral em sua estreia no Dakar, um resultado que também é o melhor de um brasileiro na prova – superando o oitavo lugar de Klever Kolberg e do navegador francês Pascal Larroque, em 2002, a bordo de um Mitsubishi Pajero Full.


Moraes chegou ao Dakar demonstrando reverência tanto em relação à grandeza do desafio quanto aos principais pilotos, que ele tem como seus ídolos no esporte. O brasileiro, no entanto, acabou registrando a melhor estreia se comparado a seus heróis no Dakar, superando ícones como Carlos Sainz (11º em 2006), Stephane Peterhansel (7º na categoria Carros em 1999), Sébastien Loeb (9º em 2016), Giniel de Villiers (5º em 2003), Yazeed Al-Rajhi (abandonou em 2015) e o próprio Al-Attiyah (10º em 2004).

O navegador Gottschalk (esquerda) e Moraes comemoram o terceiro lugar
O navegador Gottschalk (esquerda) e Moraes comemoram o terceiro lugar

O resultado é o mais importante da carreira de Moraes e traz embutido outros marcos: melhor piloto da equipe Overdrive, melhor rookie do Dakar 2023 e segundo melhor Toyota da edição número 45, atrás apenas do Toyota GR DKR Hilux da dupla vencedora, Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Mathieu Baumel (França) e carro oficial da marca japonesa. Anteriormente, o piloto tinha como pontos altos a conquista do Rally dos Sertões em 2019, quando tornou-se seu mais jovem campeão, e em 2022.


”As mensagens me deram força” – “Terminamos o Dakar! Realmente não dá pra acreditar. Acho que ainda vai demorar algum tempo pra cair a ficha. Ainda está difícil de falar, de segurar a emoção. Mas conseguimos! Obrigado pelo apoio de todos lá do Brasil, especialmente aos meus amigos e familiares, ao pessoal todo que não parava de mandar mensagens de incentivo. Elas me deram muita força nestes dias”, disse, ainda com lágrimas nos olhos e voz embargada, Lucas Moraes. “Eu dedico esse pódio ao Brasil, aos fãs e não fãs do rally, a tanta gente que torceu por mim somente por ser brasileiro. Muito obrigado a todos!”, concluiu.
Melhor da História: Moraes (direita) sobe no carro diante do público do Dakar
Melhor da História: Moraes (direita) sobe no carro diante do público do Dakar

O Brasil comemorou no Dakar 2023 mais um título para a história de seu off-road, com o navegador Gustavo Gugelmin, campeão dos Protótipos Leves em parceria com o piloto norte-americano Austin Jones. Antes, Gugelmin já havia sido bicampeão entre os UTVs de produção preparados para competição: em 2018 com Reinaldo Varela e 2022, com Jones. A dupla ficou 52 minutos à frente dos concorrentes mais próximos, Seth Quintero (EUA) e Dennis Zenz (Alemanha).


Ainda entre os Protótipos Leves, Pâmela Bozzano e Carlos Sachs terminaram no 32º lugar, com Enio Bozzano Junior e Luciano Gomes em 34º. Nos quadriciclos, o brasileiro Marcelo Medeiros terminou em nono lugar após ter vencido quatro especiais seguidas, entre os dias 10 e 13.


Já nos UTVs, Bruno Conti de Oliveira finalizou ao lado do navegador português Pedro Bianchi Prata no sexto lugar, com Rodrigo Luppi de Oliveira e Maykel Justo em 29º e Cristiano Batista, juntamente com o navegador espanhol Fausto Mota, em 32º – eles chegaram a vencer a terceira especial.

O campeão Nasser Al-Atthiyah comemora com o brasileiro Lucas Moraes
O campeão Nasser Al-Atthiyah comemora com o brasileiro Lucas Moraes

Brasileiros no Dakar 2023

Carros: Lucas Moraes (piloto, 3º colocado)

Protótipos Leves: Gustavo Gugelmin (navegador, campeão), Pâmela Bozzano (piloto, 32º), Carlos Sachs (navegador, 32º), Enio Bozzano Junior (piloto, 34º), Luciano Gomes (34º)

Quadriciclos: Marcelo Medeiros (piloto, 9º)

UTVs: Bruno Conti de Oliveira (piloto, 6º), Rodrigo Luppi de Oliveira (piloto, 29º), Maykel Justo (navegador, 29º), Cristiano Batista (piloto, 32º)


14ª Especial, 136km entre Al-Hofuf e Damman

1. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +1h9min24s

2. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +1min36s

3. Sebastián Halpern/Bernardo Graue (Mini John Cooper Works Plus) +1min53s

4. Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +3min8s

5. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +3min44s

6. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +4min48s

7. Yazeed Al-Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux Overdrive) +5min8s

8. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +5min41s

9. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +6min9s

10. Carlos Checa/Marc Solà Terradellas (Astara 01 Concept) +6min18s

14. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +8min22s


Classificação geral após 14 especiais

1. Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 45h3min15s

2. Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) +1h20min49s

3. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +1h38min31s

4. Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +2h31min12s

5. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +2h36min23s

6. Martin Prokop/Viktor Chytka (Ford Raptor RS Cross Country) +3h40min44s

7. Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras Carreras (Toyota Hilux Overdrive) +4h27min9s

8. Wei Han/Li Ma (SMG HW2021) +4h29min21s

9. Sebastián Halpern/Bernardo Graue (Mini John Cooper Works Plus) +4h42min38s

10. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +5h22min10s


 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

350x250.gif
bottom of page