top of page

Dakar 2023: Em ótimo dia para os brasileiros, Moraes já aparece no Top10


Dakar 2023: Em ótimo dia para os brasileiros, Moraes já aparece no Top10

Organizadora do Rally Dakar, a francesa ASO anunciou às 14h30 (horário local) o cancelamento da parte final da especial que vinha sendo disputada nesta terça-feira (3), entre Alula e Ha'il, na Arábia Saudita. A interrupção veio quando os competidores atingiram o check point (ponto de checagem de roteiro) número três, momento em que a corrida já tinha percorrido 377km dos 447 previstos para o trecho em disputa hoje.


Segundo a ASO, os helicópteros de socorro e controle da imensa caravana, que conta com 455 veículos de corrida, não conseguiriam sobrevoar a região, onde ocorria uma tempestade naquele momento.

“Confirmamos essa informação depois, nos dirigindo ao local do bivouac (acampamento). Pegamos uma chuva intensa, com visibilidade muito perigosa”, destacou o piloto brasileiro Lucas Moraes, que terminou em nono na categoria principal, dos carros, e novamente foi o melhor rookie da competição. Chegamos ao acampamento com a areia do deserto cheia de poças d’água. Um cenário bizarro”, completou o atleta brasileiro da Red Bull.

A corrida foi interrompida a cerca de 100km de Ha'il, local do acampamento desta noite para a caravana do Dakar.



O bom resultado foi comemorado por Moraes. “Ainda estou aprendendo como atacar as dunas e chegar entre os dez melhores do dia, ao lado de lendas do esporte, tem um significado muito grande para mim”, resumiu o jovem brasileiro.

E o Brasil realmente teve um dia positivo. O navegador catarinense Gustavo Gugelmin, ao lado do piloto americano Austin Jones, venceu a especial do dia na categoria Protótipos Leves. Já na competição dos UTVs de série modificados para rali, a dupla Rodrigo Luppi e Mayel Justo terminou no segundo lugar. Logo atrás, em terceiro, chegou o piloto Cristiano Batista, que conta com a navegação do espanhol Fausto Mota.


Vencedores – Na categoria principal, que reúne 73 carros, a vitória coube à dupla francesa Guerlain Chicherit e Alex Winocq, que conduziram um Prodrive Hunter. Eles percorreram os 377km até a interrupção da prova em 3h22min57s. Entre as 125 motos, o primeiro colocado foi o australiano Daniel Sanders, com a espanhola GasGas 450 Rally Factory. O melhor entre os 56 caminhões inscritos foi o Iveco Powerstar do trio checo Martin Macik/Frantisek Tomasek/David Svanda. O primeiro entre os 19 quadriciclos foi conduzido pelo francês Alexandre Giroud, que pilotou um modelo Yamaha Raptor 700. Austin Jones e o brasileiro Gugelmin utilizaram um BRP Can-Am Maverick para vencer entre os 47 protótipos leves (T3), enquanto os poloneses Marek Goczal/Maciej Marton competiram com um Can-Am Maverick XRS Turbo e chegaram em primeiro entre os 46 UTVs de produção (T4).

Dakar 2023: Em ótimo dia para os brasileiros, Moraes já aparece no Top10

Como acompanhar na TV – No Brasil, flashes da corrida e reportagens especiais podem ser vistos pela ESPN4, das 22 às 23h, com o locutor Thiago Alves e o comentarista Edgard Mello Filho. A repórter Letícia Datena faz boletins diários e in loco, exibidos nos canais Band e Bandsports. Assinantes do Star+ acompanharão imagens comentadas em inglês e espanhol.


Já em Portugal a prova pode ser acompanhada diariamente nos canais Eurosport.


Resultado da 3ª especial, 377km (de 447 previstos), de Alula a Ha'il

1. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) 3h22min57

2. Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +3min26

3. Orlando Terranova/Alex Haro Bravo (Prodrive Hunter T1+) +5min04

4. Stephane Peterhansel/Édouard Boulanger (Audi RS Q e-tron) +7min47

5. Yazeed Al-Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux Overdrive) +8min31

6. Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR6-T) +10min13

7. Vaidotas Žala/Paulo Fiúza (Prodrive Hunter T1+) +11min06

8. Jakub Przygoński/Armand Monleón (Mini John Cooper Works Plus) +14min38

9. Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +15min41

10. Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +20min03

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio




Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

コメント


350x250.gif
300.250.png
bottom of page