Os brasileiros Rodrigo Luppi/Maykel Justo #406 assumiram nesta quarta-feira, a liderança nos UTVs T4 do Dakar. A dupla completou a Especial (trecho cronometrado) de 425km, na 4ª posição (5h26m16s) e manteve um ritmo seguro sem correr riscos. A 4ª etapa foi em laço, com largada e chegada em Hail, e marcada por areião e todos os tipos de dunas em meio à região montanhosa. O clima frio prevaleceu e apesar de a chuva ter cessado, alterou significativamente parte do terreno.
“Fomos bem hoje. Chegamos a liderar na categoria até a metade do abastecimento e 5km depois uma pedra oculta furou o pneu e perdemos um pouco o ritmo, mas terminamos em 4º. Muito bom assumir a liderança e a cada etapa vamos fazendo o nosso trabalho”, diz Luppi, piloto de Vinhedo (SP), que está na sua 2ª participação no maior rali do mundo.
Luppi/Justo estão com uma vantagem de 14m04s de Eryk Goczal/Oriol Mena. Ano passado, a dupla terminou em 6º na T4, venceu uma etapa, liderou por dois dias e em nove das 12 Especiais chegou entre os Top5 da categoria.
Já Bruno Conti (filho de Luppi) acompanhando do português Pedro Bianchi Prata #409 driblaram problemas elétricos durante a Especial e também com um furo de pneu, o que fez a dupla perder muito tempo, mas completaram na 22ª posição (6h07m43s) e, ainda assim, mantiveram em 8º no acumulado da categoria.
“Não foi um dia fácil porque tivemos problemas elétricos nas dunas. É somente o 4º dia e o Dakar tem se mostrado bem duro, mas estou muito feliz por ter completado mais um dia neste meu primeiro ano aqui. Espero que amanhã seja um dia melhor”, explica Conti, 18 anos, o piloto sul-americano mais jovem desta 45ª edição, que é incentivado de perto pelo pai Luppi. “Foi bem complicado hoje e tivemos de fazer algumas peripécias mas conseguimos chegar até o final que é o mais importante. Há muita prova pela frente ainda”, completa Bianchi Prata, o experiente competidor português que está em sua 12ª participação no Dakar.
As duplas competem a bordo de SSVs Can-Am Maverick XRS, preparados pela South Racing.
Nesta quinta-feira, a 5ª etapa será a segunda em formato de laço, com base em Ha´il, no percurso muita areia, dunas e exigirá muita navegação também. Total do dia terá 645 km, dos quais 373 de Especial.
Resultado Etapa 4 - Dakar (4/1)
Categoria (SSV) T4
1) #428 Eryk Goczal (POL)/Oriol Mena (ESP) – 5h18m51s
2) #402 Gerard Guell/ Diego Gil (ESP) – 5h22m10s
3) #405 Michal Goczal/Szymon Gospodarczyk (POL) – 5h25m31s
4) #406 Rodrigo Luppi/Maykel Justo (BRA) – 5h26m16s
5) #410 Yasir Seaidan (SAU)/Alexey Kuzmich (ARE) – 5h27m27s
22) 409 Bruno Conti (BRA)/Pedro Bianchi Prata (PRT) – 6h07m43s
Resultado Acumulado (após quatro etapas)
Categoria (SSV) T4 – Top 10
1) #406 Rodrigo Luppi/Maykel Justo (BRA) – 20h05m55s
2) #428 Eryk Goczal (POL)/Oriol Mena (ESP) -20h19m59s
3) #400 Rokas Baciuska (LTU)/ Oriol Montijano (ESP) –20h30m52s
4) #401 Marek Goczal/Maciej Marton (POL) – 20h34m34s
5) #402 Gerard Guell/ Diego Gil (ESP) – 20h36m37s
6) #405 Michal Goczal/Szymon Gospodarczyk (POL) – 20h42m54s
7) #412 Jeremias Ferioli/Pedro Rinaldi (ARG) – 20h48m20s
8) # 409 Bruno Conti (BRA)/Pedro Bianchi Prata (PRT) – 21h29m18s
9) #423 Juan Medero/Javier Cruz (ESP) – 21h33m37s
10) #437 Cristiano Batista (BRA)/Fausto Mota (ESP) – 21h45m51s
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments