top of page

Dakar 2022: Penúltima etapa tem mais uma reviravolta nas motos e vitórias de Sainz e Medeiros


Carlos Sainz
Carlos Sainz

A etapa 11 do Rally Dakar 2022 levou a caravana de sobreviventes para um circuito de 345 km ao redor do bivouac de Bisha.


Como é tradicional, a penúltima etapa representou uma última chance para realmente agitar as tabelas de classificação. Enquanto a maioria dos principais concorrentes acertaram suas táticas, outros pagaram um alto preço por subestimar o deserto.


Os altos e baixos intensos do Dakar foram exemplificados ao longo das últimas 24 horas pelo atual campeão das motos Kevin Benavides (ARG). O piloto da Red Bull KTM Factory Racing não defenderá com sucesso seu título devido a um problema mecânico na etapa de ontem. No entanto, Benavides voltou ao rali hoje e estabeleceu o tempo mais rápido do dia.


O atual líder nas motos é mais uma vez Sam Sunderland (GBR) depois de ter recuperado o primeiro lugar hoje.


Entre aqueles que procuram manter a pressão sobre o Sunderland até a linha de chegada em Jeddah está Matthias Walkner (AUT). O piloto líder da Red Bull KTM Factory Racing neste Dakar ainda pode dar ao fabricante austríaco sua primeira vitória desde que o rali se mudou para a Arábia Saudita.



Kevin Benavides: “Hoje consegui a vitória na etapa mais difícil do rali, mas por causa do meu problema de ontem não me ajuda na geral. Sem o problema na etapa de ontem, hoje eu estaria lutando pela vitória geral. É uma situação difícil.”

Sam Sunderland: “Estávamos esperando uma etapa difícil hoje e foi isso que enfrentamos. Meu foco era dar o máximo e eu me sentia ganhando tempo nas dunas. Esta corrida não termina até que você cruze a bandeira quadriculada no último dia, então amanhã farei o meu melhor novamente.”
Nasser Al-Attiyah
Nasser Al-Attiyah

Carros

A segunda semana soberba para a Audi Sport continuou com uma terceira vitória em quatro dias, com Carlos Sainz (ESP) marcando o melhor tempo. É a 41ª vitória numa etapa do Dakar para El Matador e a quarta para o Audi RS Q e-tron em sua estreia no rali mais difícil do mundo.


Sainz é três vezes vencedor do Dakar, assim como Nasser Al-Attiyah (QAT). No entanto, parece cada vez mais provável que amanhã Al-Attiyah conquiste sua quarta vitória no Dakar. O piloto líder da Toyota Gazoo Racing leva mais de meia hora de vantagem para a etapa final deste Dakar.


Al-Attiyah pode estar à beira de outro título do Dakar, mas isso não significa que ele pode relaxar na Etapa 12. Logo atrás dele está o nove vezes vencedor do WRC Sébastien Loeb (FRA) e seu BRX Hunter está pronto para atacar caso Al-Attiyah tenha alguma complicação no caminho para Jeddah.


A 12ª e última etapa de 2022 de amanhã contará com 163 km de especial cronometrada entre Bisha e Jeddah. Para os líderes da corrida, as apostas não poderiam ser maiores, um movimento em falso na etapa final e o esforço e duas semanas pode cair por terra.



Carlos Sainz: “Foi uma etapa difícil com bastante poeira. Tínhamos dunas e capim de camelo. Foi a etapa mais completa que tivemos até agora. Fiquei feliz com a forma como gerenciei o terreno.”

Nasser Al-Attiyah: “Todos os dias minha equipe me dá um bom carro mas controlar o Dakar não é fácil e estamos usando toda a nossa experiência.”

Brasileiros

A caminho do último dia, os brasileiros mais bem classificados são Gustavo Gugelmin, navegando o americano Austin Jones nos SSVs, dupla que perdeu a primeira posição e tem que recuperar 1m41s nos quilômetros da última etapa, sendo que com essa pequena diferença, tudo está em aberto. Rodrigo Luppi de Oliveira foi o quarto mais rápido no dia e mantem a sexta posição.


Já Marcelo Medeiros teve mais um dia de grande destaque ao vencer nos quadriciclos e aparecer na sexta posição da classificação.

Marcelo Medeiros
Marcelo Medeiros

CLASSIFICAÇÃO DO RALLY DAKAR 2022 APÓS A ETAPA 11


TOP 5 CARRO

1. N. AL-ATTIYAH (QAT) TOYOTA 36:49:51

2. S. LOEB (FRA) BRX +33:19

3. Y. AL RAJHI (SAU) TOYOTA +1:03:43

4. O. TERRANOVA (ARG) BRX +1:31:29

5. G. DE VILLIERS TOYOTA +1:44:11


TOP 5 MOTO

1. S. SUNDERLAND (GBR) GÁS GÁS 37:04:05

2. P. QUINTANILLA (CHL) HONDA +06:52

3. M. WALKNER (AUT) KTM +07:15

4. A. VAN BEVEREN (FRA) YAMAHA +15:30

5. J. BARREDA (ESP) HONDA +27:54



 

Gostou da matéria? – Saiba que sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!

Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page