O Rally Dakar de 2022, teve a 6ª etapa disputada nesta sexta-feira antes do merecido dia de descanso de sábado.
Depois de percorrer mais de 2.000 km de terreno off-road contra o relógio, Nasser Al-Attiyah estendendo sua liderança de carros para 48m 54s.
O tricampeão do Dakar detém uma boa vantagem com o piloto da Toyota Gazoo Racing e seu navegador, o francês Mathieu Baumel, a terem uma primeira semana praticamente isenta de erros.
No dia em que a vitória foi do BRX do argentino Orlando Terranova, a Audi andou mais uma vez muito bem, desta vez com Mattias Ekström que garantiu a segunda posição da etapa. Sébastien Loeb fez tudo o que podia para exercer pressão máxima sobre Al-Attiyah, no entanto, o vencedor por nove vezes do WRC perdeu muito tempo após erro na navegação e está agora atrás do piloto do Catar por mais de 50 minutos, perdendo a segunda posição que é agora ocupada pela Toyota Overdrive de Yazeed Al Rajhi.
Sébastien Loeb: "Foi um dia complicado. Perdemo-nos depois de cerca de 100 km e isso custou-nos muito tempo. Depois disso, fizemos tudo o que podíamos para diminuir a diferença na frente."
Mattias Ekström: "Tivemos um pequeno problema no início, mas depois disso tivemos uma boa etapa. Estamos felizes por terminar a etapa em segundo lugar porque é um grande progresso em comparação com ontem."
As motos estavam competindo na etapa de 423 km usada pelos carros e caminhões ontem, no entanto o mau estado do terreno obrigou a organização a interromper a atepa após 100 km devido a questões de segurança.
O australiano Daniel Sanders da GasGas Factory Racing venceu a curta etapa e está 5m 35s do seu companheiro de equipe e líder de corrida Sam Sunderland (GBR), com Matthias Walkner (AUS) da Red Bull KTM Factory Racing em segundo.
Daniel Sanders: "Alguns pilotos reclamaram e queriam parar a corrida porque era muito perigoso. Discordei, mas decidi parar."
Já Sam Sunderland concordou com a interrupção: "Estávamos um pouco preocupados antes do início. A mistura de toda a chuva que caiu e os trilhos de carros e caminhões passando pelo palco ontem, era como um campo minado lá fora."
Nos SSVs mais um dia de bons resultados para a dupla brasileira Rodrigo Luppi e Maykel Justo que com o segundo lugar de hoje se consolidam na liderança da competição com uma vantagem de 06m56s para a dupla Austin Jones e Gustavo Gugelmin.
Não haverá especial no sábado, pois a caravana do Dakar terá um merecido dia de descanso, já que há mais 2.000 km contra o relógio para serem percorridos na segunda semana do mais difícil rali do mundo.
Classificação do Rally Dakar de 2022 após a 6ª etapa
Carros
1. N. AL-ATTIYAH (QAT) TOYOTA 20:37:24
2. Y. AL RAJHI (SAU) TOYOTA +48: 54
3. S. LOEB (FRA) BRX +50: 25
4. G. DE VILLIERS (RSA) TOYOTA +51: 56
5. L. ALVAREZ (ARG) TOYOTA +1: 06: 58
Motocicletas
1. S. SUNDERLAND (GBR) GÁS GÁS 19:55:59
2. M. WALKNER (AUT) KTM +02: 39
3. D. SANDERS (AUS) GÁS GÁS +05: 35
4. A. VAN BEVEREN (FRA) YAMAHA +07: 43
5. P. QUINTANILLA (CHL) HONDA +17: 44
Gostou da matéria? – Saiba que sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!
Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentarios