• Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Revista Publiracing

Daimler Trucks mostra caminhão a hidrogênio capaz de fazer mais de 1.000 km


A Daimler Trucks, apresentou, na Alemanha, sua estratégia tecnológica para eletrificação de veículos, atendendo desde a distribuição urbana até o transporte rodoviário de longas distâncias. Dessa forma, a Companhia reafirma o seu compromisso com as metas de Proteção ao Clima estabelecidas pelo Acordo de Paris.


O evento focou especialmente a tecnologia de caminhões movidos a célula de combustível com base em hidrogênio para operações de transporte em longas distâncias. O caminhão “GenH2 Truck” da Mercedes-Benz, que hoje tem sua estreia mundial como veículo-conceito, marca o início da propulsão por célula de combustível.


Com o “GenH2 Truck”, a Daimler Trucks terá caminhões pesados movidos a células de combustível para operações de transporte exigentes de longa distância com autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais em um só tanque de hidrogênio. A Daimler Trucks planeja começar testes do “GenH2 Truck” junto a clientes em 2023. A produção em série deverá ter início na segunda metade desta década. Graças ao uso de hidrogênio líquido em vez do gasoso, com sua maior densidade energética, o desempenho do veículo está planejado para igualar o de caminhões equivalentes convencionais movidos a diesel.


A Daimler Trucks também apresentou hoje, pela primeira vez, uma prévia do caminhão para longas distâncias movido exclusivamente por bateria, o “eActros LongHaul” da Mercedes-Benz, que foi projetado para cobrir rotas regulares planejáveis de maneira eficiente quanto ao consumo de energia. A Companhia planeja disponibilizar o “eActros LongHaul” para produção em série em 2024. Sua autonomia com a carga de uma bateria será de aproximadamente 500 quilômetros.


Além dessa novidade, com o eActros da Mercedes-Benz para serviços urbanos de distribuição, apresentado em 2018 e que já foi testado intensivamente por clientes em operações de transporte do dia a dia, a Daimler Trucks dará início, no ano que vem, à produção em série de um caminhão pesado movido puramente por bateria. A autonomia desse eActros de série, com apenas uma carga de bateria, vai ultrapassar notavelmente a do protótipo de aproximativamente 200 quilômetros.

A Daimler Trucks está buscando programar de forma similar veículos para os mercados norte-americano, japonês e para a Europa. Até 2022, o portfólio da Daimler Trucks para essas regiões deverá incluir veículos de produção em série com propulsão elétrica por bateria. A Companhia também tem a ambição de oferecer somente veículos novos que sejam livres de emissões de CO2 para operações de transporte (conceito "do tanque à roda”) na Europa, América do Norte e Japão até 2039.


Como uma nova arquitetura de plataforma modular mundial, o trem de força "ePowertrain" será a base tecnológica de todos os caminhões de produção em série médios e pesados, livres de emissões de CO2, totalmente elétricos da Daimler Trucks – seja com propulsão exclusivamente por baterias ou por células de combustível baseadas em hidrogênio. Essa tecnologia apresentará altos níveis de desempenho, eficiência e durabilidade. Com o “ePowertrain”, a Daimler Trucks planeja obter sinergias e economias de escala para todos os veículos e mercados em questão.


Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG, e Sven Ennerst, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG para o Desenvolvimento, Aquisições e Região China, apresentaram a estratégia tecnológica na cidade de Berlim. Entre os participantes estava Andreas Scheuer, Ministro dos Transportes e de Infraestrutura Digital.


Alternativas livres de emissões de CO2 para caminhões

"Estamos buscando nossa visão de transportes livres de emissões de CO2 com foco em tecnologias genuinamente neutras em CO2, energia por bateria e células de combustível à base de hidrogênio, que têm potencial de sucesso no mercado no longo prazo”, diz Martin Daum. “Essa combinação nos permite oferecer aos nossos clientes as melhores opções de veículos para cada aplicação. A energia da bateria será mais usada para transporte de carga com peso menor e que operem em distâncias mais curtas. A célula de combustível tende a ser a opção preferida para cargas mais pesadas e distâncias mais longas".

De acordo com o executivo, os clientes tomam decisões de compra racionais e não estão dispostos a fazer concessões quando se trata da adequação de seus caminhões para o uso diário, sua capacidade de carga e autonomia. “Com os conceitos de propulsões alternativas da Mercedes-Benz (GenH2, eActros LongHaul e eActros) e nossos caminhões elétricos das marcas Freightliner e FUSO, temos claro foco nas necessidades dos clientes e estamos criando alternativas genuinamente neutras quanto às emissões de CO2 para eles. Estabelecemos as principais especificações tecnológicas para os nossos caminhões elétricos de maneira que as necessidades sejam conhecidas por todos os envolvidos desde o estágio inicial”, ressaltou Martin Daum. “Agora, fica a cargo daqueles que definem as políticas, outros players e a sociedade como um todo fornecerem as condições estruturais corretas. Para tornar os veículos totalmente elétricos e livres de emissões de CO2 competitivos são necessárias ações governamentais e das autoridades de regulamentação, incluindo-se a infraestrutura para a carga e para a eletricidade 'verde' e para a produção, armazenamento e transporte de hidrogênio líquido ecologicamente correto".


Andreas Scheuer, Ministro dos Transportes e Infraestrutura Digital da Alemanha, diz: “Precisamos de veículos com zero emissão de CO2. Isso inclui caminhões com células de combustível à base de hidrogênio. Há um enorme potencial inerente ao hidrogênio para a proteção do nosso meio ambiente e uma economia forte. É por isso que financiamos o hidrogênio como combustível de transporte há mais de dez anos - um exemplo atual é o caminhão-conceito apresentado hoje. Continuaremos a fornecer forte apoio ao desenvolvimento de trens de força ecologicamente corretos e inovações. Isso incluirá, mas não se limitará, a expandir significativamente o financiamento de veículos”.

Números expressivos do Mercedes-Benz GenH2 Truck

Na concepção do GenH2 Truck, os engenheiros de Desenvolvimento da Daimler Trucks utilizaram como base os caminhões pesados Actros para longas distâncias no que se refere à força de tração, autonomia e desempenho. A versão para produção em série do GenH2, por exemplo, deverá ter um PBT de 40 toneladas e carga útil de 25 toneladas. Dois tanques de hidrogênio líquido e um sistema especialmente poderoso de célula de combustível possibilitarão esta alta carga útil e grande autonomia, formando assim o núcleo do conceito do GenH2 Truck.


Os especialistas da Daimler podem aproveitar os conhecimentos já existentes para o desenvolvimento dos tanques de hidrogênio líquido e eles estão também cooperando com os parceiros. Com relação às células de combustível, a Companhia se beneficia de décadas de experiência em tecnologia e em métodos e processos de produção. Isso representa uma enorme vantagem. Em abril deste ano, por exemplo, a Daimler Truck AG fechou um acordo preliminar, não vinculativo, com o Grupo Volvo para estabelecer uma joint venture para o desenvolvimento até a maturidade na produção em série e comercialização de sistemas de célula de combustível para uso em veículos comerciais pesados e outras aplicações. Juntando as forças, as empresas conseguirão reduzir os custos de desenvolvimento de ambas, além de acelerar a introdução no mercado dos sistemas de célula de combustível.

A joint venture deverá se beneficiar do know-how da Daimler Truck AG e do Grupo Volvo. Para facilitar essa parceria, a Companhia reuniu todas as atividades das empresas do Grupo relativas às células de combustível em sua recém fundada subsidiária Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co. KG.


Hidrogênio líquido permite aplicações com alto rendimento energético

A Daimler Trucks prefere utilizar o hidrogênio líquido (LH2) porque nesse estado químico a transmissão da energia tem uma densidade muito mais alta em relação ao volume do que o hidrogênio gasoso. Como resultado, os tanques do caminhão movido a célula de combustível usando hidrogênio líquido são muito menores. Além disso, devido à menor pressão, são também significativamente mais leves, proporcionando ao veículo maior capacidade de carga útil. Ao mesmo tempo, pode-se transportar mais hidrogênio, o que aumenta substancialmente a autonomia dos caminhões. Isso torna o GenH2 de série comparável aos caminhões movidos a diesel para transporte em longas distâncias, em que a demanda diária de energia é alta.


A Daimler Trucks está avançando no desenvolvimento das tecnologias de sistemas de tanques que são necessários para tornar o hidrogênio líquido utilizável como fonte de energia em caminhões com células de combustível produzidos em série. O armazenamento de hidrogênio líquido criogênico a -253 graus Celsius já é prática comum em aplicações estacionárias, por exemplo, na indústria ou em postos de abastecimento de hidrogênio. Isso também se aplica ao transporte de hidrogênio líquido como carga.

Interação entre os sistemas de baterias e os de células de combustível

Os dois tanques de hidrogênio líquido, feitos de aço inoxidável, destinados à versão em série do GenH2, terão uma capacidade de armazenamento particularmente alta de 80 kg (40 kg cada) para cobrir longas distâncias. O sistema de tanques consiste em dois tubos, um dentro do outro, que são conectados um ao outro e isolados a vácuo. Na versão em série desse caminhão, o sistema de célula de combustível deverá fornecer 2 x 150 kW e a bateria deverá fornecer 400 kW adicionais temporariamente.


Com 70 kWh, a capacidade de armazenamento da bateria é relativamente baixa, pois não se pretende que atenda às necessidades de energia. Ela dará principalmente suporte de força pontual para a célula de combustível, como nos picos de carga enquanto se está acelerando ou conduzindo o veículo ladeira acima com carga máxima.


A bateria relativamente leve também permite carga útil maior. Ela deverá ser recarregada nos veículos de série com a energia de frenagem e com o excedente das células de combustível. Um elemento chave da estratégia operacional sofisticada do sistema de células de combustível e bateria é o sistema de refrigeração e aquecimento que mantém na temperatura ideal todos os componentes, garantindo assim máxima durabilidade.


Em uma versão anterior à da produção em série, os dois motores elétricos serão projetados para uma potência total contínua de 2 x 230 kW e 2 x 330 kW de força máxima. O torque é de 2 x 1.577 Nm e 2 x 2.071 Nm, respectivamente.

As vantagens asseguradas pelo eActros LongHaul

O caminhão de longas distâncias Mercedes-Benz eActros LongHaul movido a bateria estará na mesma categoria de veículos que o GenH2. Suas características serão praticamente idênticas às do modelo produzido em série ou às de um caminhão a diesel. A autonomia comparativamente menor do eActros LongHaul com uma carga de bateria é compensada por sua alta eficiência energética, uma vez que a propulsão elétrica por bateria tem a maior eficiência entre os sistemas alternativos de acionamento. Assim, oferece às transportadoras vantagens significativas nos cenários de operação previstos para o eActros LongHaul devido ao seu baixo custo energético.


Muitas aplicações de longas distâncias nas operações das transportadoras não requerem uma autonomia maior do que cerca de 500 quilômetros, demanda que o eActros LongHaul conseguirá atender com uma carga de bateria. Além disso, as exigências legais relativas ao tempo de condução para motoristas de caminhão limitam as necessidades de autonomias maiores, dependendo do caso.


Na União Europeia, por exemplo, os motoristas de caminhão precisam fazer um intervalo de no mínimo 45 minutos após 4,5 horas de condução. Durante esse tempo, graças à mais recente tecnologia, a bateria poderá ser carregada com grande quantidade da energia necessária para a viagem em curso. O eActros LongHaul, portanto, será uma escolha certa para as transportadoras em rotas planejáveis e com distâncias e possibilidades de recarga apropriadas.

Infraestrutura de carga para o eActros LongHaul em prazo curto

Com seu lançamento no mercado em meados da década, o eActros LongHaul ficará disponível um pouco antes do GenH2 Truck. A infraestrutura necessária poderá ser também estabelecida mais cedo – e a um custo comparativamente menor – pelas próprias transportadoras para a carga em suas garagens. Esse é o passo mais importante para o uso do eActros LongHaul, mostrando que as primeiras operações já podem ser cobertas. Outro componente decisivo é a oportunidade de recarga para prolongamento da autonomia, enquanto se carrega ou descarrega o veículo, uma vez que o caminhão elétrico já está, de qualquer forma, parado.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Caminhões entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br


Laja Revista Publiracing
Pensando em vender seu veículo? - Nós compramos !
Seminário de Segurança e Conectividade AEA!