top of page

Dacia Sandero e Volkswagen lideram a lista de veículos e marcas mais vendidas na Europa


Dacia Sandero e Volkswagen lideram a lista de veículos e marcas mais vendidas na Europa

Em janeiro, o mercado europeu de automóveis novos registou um total de 907 mil unidades – um aumento de 11% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Esses resultados também marcam uma melhoria diante de janeiro de 2021, quando a Europa e suas economias estavam se recuperando da pandemia e a indústria enfrentava o pior momento em relação à escassez de semicondutores.


Apesar dos progressos, o volume continua a ficar atrás de níveis pré-pandêmicos.


Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics, comentou: “Estamos vendo sinais positivos, mas não suficientes para levar o mercado de volta à posição em que estava antes da pandemia chegar. A realidade é que talvez nunca mais as vendas voltem para esse nível novamente”.

SUVs impulsionam o crescimento

No mês passado, o crescimento foi amplamente impulsionado pelos SUVs. De acordo com os dados da JATO Dynamics, os registos em todo os tipos de SUV (pequeno, compacto, médio, luxo) totalizaram 464.900 unidades, um aumento de 14% em relação a janeiro de 2022.


Com uma participação de mercado de 51,3%, janeiro marcou o primeiro vez que os SUVs representaram mais da metade do total de novos registos de automóveis na Europa.


Munoz, continuou: “O recente boom de EV desviou a atenção de SUVs, mas devido à sua popularidade com os consumidores em todo o mundo, eles continuam a desempenhar um papel importante na condução do lento momento de recuperação da indústria”. SUVs compactos (C-SUVs) representaram quase metade de todas as matrículas de SUV, enquanto os modelos menores (SUVs B) representaram 38% do total.

O Grupo Volkswagen liderou o segmento com 129.500 unidades (+33%), seguida pela Stellantis com 62.800 unidades (-7%), Hyundai-Kia com 46.200 unidades (-5%), Toyota com 38.300 unidades (+11%) e Grupo Renault com 34.300 unidades (+20%). Marcas chinesas registraram 12,1 mil unidades – um aumento de 109%.


Crescimento de BEV desacelera

Registros de Veículos Elétricos a Bateria (BEVs) ou elétricos puros carros, aumentou 14% para mais de 92.700 unidades, porém o crescimento desacelerou em relação a 2022. Munoz, acrescentou: “Sem opções acessíveis de OEMs ou incentivos mais atraentes de governos em toda a Europa, parece que a demanda pode estar próxima de atingir um pico.”

Ao contrário dos anos anteriores, a Tesla teve um bom desempenho durante o primeiro mês do trimestre com um aumento de 1018% no volume para quase 9.400 unidades. Além do forte desempenho do Modelo Y – O BEV mais vendido da Europa em janeiro – e o Model 3, a Tesla também reintroduziu com sucesso o Modelo S e o Modelo X.


A Tesla superou a Volkswagen em apenas 10 unidades, mas a fabricante alemã teve um aumento consideravelmente menor em volume de 29%. Sua marca irmã Audi seguiu com 6.400 unidades, um aumento de 7%, mas inferior aos aumentos de 28% e 16% assegurado pelas rivais BMW e Mercedes, respectivamente.


A originalmente britânica e agora chinesa MG registrou mais carros elétricos do que marcas de grandes players como Kia, Fiat, Skoda e Opel/Vauxhall.


O Dacia Sandero lidera novamente

Como visto em 2022, o Dacia Sandero liderou a classificação geral na classificação do modelo mais vendido em janeiro, graças à forte demanda na França, onde liderou o ranking, e na Itália, como o terceiro veículo mais vendido do país. O Dacia Duster também entrou no top 10 e ajudou a elevar a Renault no ranking por marcas.


Os Toyota Yaris e Yaris Cross foram os terceiros e quarto veículos mais matriculados, respectivamente. o Fiat 500 novamente teve um bom desempenho, apesar de uma queda de 1% em vendas da versão elétrica devido a uma queda na demanda por BEVs na Itália.


O Tesla Model Y, Dacia Spring, Volkswagen ID.3 e ID.4, e o Fiat 500 lideraram o ranking BEV enquanto o Volvo XC40 e Renault Megane também entraram no top 10 devido a fortes aumentos de volume.


 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page