top of page

CPR: Kris Meeke na liderança do Rali de Castelo Branco


CPR: Kris Meeke na liderança do Rali de Castelo Branco

A dupla britânica Kris Meeke/James Fulton, em Hyundai i20 N Rally2, terminou, na noite desta sexta-feira, a primeira etapa do Rali de Castelo Branco, quinta prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), na liderança, com uma vantagem de 8,4s em relação ao seu colega do Team Hyundai Portugal, Ricardo Teodósio, depois de cumpridas as primeiras quatro classificativas.


Na parte inicial da primeira jornada da época do CPR em pisos de asfalto, da qual esteve ausente, devido a uma indisposição, Pedro Meireles (Hyundai i20 N Rally2), Meeke não deixou créditos por mãos alheias e ainda antes das duas últimas “especiais” no centro da cidade albicastrense ganhara 6.5s ao campeão português em título.

“Está tudo bem, mas tenho um pequeno problema com a travagem, pois o pedal vai muito ao fundo e às vezes isso faz-me perder confiança. Quanto ao resto, estou a desfrutar e ainda há muito rali pela frente…”, referia o piloto do Team Hyundai Portugal.

Armindo Araújo começara cauteloso e ainda a aprofundar o seu conhecimento em relação ao novo Skoda, mas a “performance” a nível de tempos deixava-o satisfeito: “Fizemos pequenas alterações em ambos os troços, estamos com uma boa velocidade e ainda há margem para progredir. Portanto, está tudo em aberto no que toca ao CPR, pois o Meeke está a fazer o que já se esperava…”


Não menos confiante revela-se Ricardo Teodósio, face ao seu posicionamento entre os primeiros:

“Está tudo tranquilo e a correr bem. Podia ter arriscado mais, mas ainda temos uma boa margem de progressão, até porque o dia de amanhã é que vai decidir tudo”.

Uma boa surpresa foi Bernardo Sousa (4º), que como ele próprio recordava não fizera este rali em 2022, ao contrário dos seus adversários (exceção feita a Meeke) e apenas podia estar satisfeito pelo desempenho. O mesmo não dizia José Pedro Fontes: “Os tempos não ‘saem’ e só me resta, a partir de agora, tentar melhorar”, confessa o piloto do Citroen C3 Rally2, mas ninguém teve pior sorte nas duas primeiras classificativas do que o líder do CPR, Miguel Correia. Logo a abrir sofreu um furo, perdendo 15 segundos para Ricardo Teodósio, e na “especial” seguinte um barulho intenso no momento de cada travagem levou-o a levantar o pé, por cautela, e a ceder mais uma dezena de segundos. “São coisas que acontecem nos ralis, mas nada está perdido. A prova é longa e tentarei o melhor resultado possível a pensar no CPR”, dizia o piloto de Braga.


Num rali com o menor número de RC2 desde o início da época, Ricardo Filipe (Ford Fiesta R5) surgia da 11ª posição e no meio dos melhores 2RM. “Vou fazer o que sempre tenho feito: tentar melhorar e evoluir, mas deste vez procurarei fazer frente aos miúdos, que estão bravos…”


Nas duas classificativas noturnas (2,5 km + 2,5 km) no “coração” da cidade de Castelo Branco, Armindo Araújo perdeu mais de 9 segundos e com isso foi ultrapassado por Ricardo Teodósio e Bernardo Sousa, baixando à quarta posição.

CPR: Kris Meeke na liderança do Rali de Castelo Branco

Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4), Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4) e Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) travaram um emocionante duelo pela primazia das 2RM (duas rodas motrizes) e Ernesto Cunha (Peugeot 208 Rally4), o campeão nacional em título, também foi protagonista, só que as consequências de uma ligeira saída de estrada no segundo troço deixaram-no fora desse “combate”. “Saímos de traseira numa zona com erva alta e quando estávamos a voltar à estrada vimos que deflagrara um incêndio nesse local, com labaredas de grande dimensão. Tivemos que apagá-lo com terra, mas o carro não foi afetado, depois abriu-se o capô e claro que perdemos bastante tempo com tudo isso”, explicou o piloto.


À partida para as oito classificativas de sábado, Ricardo Sousa lidera, com 2.9s de vantagem para Hugo Lopes, que por sua vez tem Gonçalo Henriques a 0.9s. O duelo entre este trio promete…


No Campeonato de Portugal Júnior, Hugo Lopes iniciará o segundo dia com uma margem inferior a um segundo (0.9) sobre Gonçalo Henriques, o vencedor do FPAK Júnior Team em 2022 e que começou por ser o primeiro líder das 2RM neste Rali de Castelo Branco.

CPR: Kris Meeke na liderança do Rali de Castelo Branco


Classificação (oficiosa) após a 1ª etapa:


1º, Kris Meeke/James Fulton (Hyundai i20 N Rally2), 13.42,0

2º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 8.4s

3º, Bernardo Sousa/José Janela (Citroen C3 Rally2), a 12.8

4º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 16.1

5º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rally2), a 19.6

6º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Evo Rally2), a 37.8

7º, Ricardo Filipe/Filipe Carvalho (Ford Fiesta R5), a 1.14.7

8º, Ricardo Sousa/Luís Marques (Peugeot 208 Rally4), a 1.18.7

9º, Hugo Lopes/Tiago Neves (Peugeot 208 Rally4), a 1.21.3

10º, Gonçalo Henriques/Gonçalo Cunha (Renault Clio Rally4), a 1.22.2

11º, Daniel Nunes/Liliana Costa (Renault Clio Rally4), a 1.41.6

12º, Pedro Silva/Roberto Santos (Peugeot 208 Rally4), a 1.45.1



HORÁRIO/PROGRAMA


SÁBADO (1 julho)

Partida (Assistência/Campo da Feira) 09h53

PEC 4 – Sarzedas 1 (9,21 km) 10h41

PEC 5 – Sto. André das Tojeiras 2 11h19

PEC 6 – Sarzedas 2 12h32

Reagrupamento (“Docas”) 13h47/15h00

Assistência (Campo da Feira) 5h08/15h23

PEC 7 – Sobral do Campo/S. Vicente da Beira 1 (11,89 km) 16h16

PEC 8 – S. Vicente da Beira/Louriçal do Campo 1 (9,14 km) 17h09

PEC 9 – Sobral do Campo/S. Vicente da Beira 2 18h22

PEC 10 – S. Vicente da Beira/Louriçal do Campo 2 19h15

Reagrupamento (“Docas”) 20h25/20h45

Assistência (“Campo da Feira”) 21h00/21h15

PEC 11 – Castelo Branco (6,65 km) 21h33

Final (“Docas”) 21h43



 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comentarios


350x250.gif
300.250.png
bottom of page