A dupla José Pedro Fontes e Inês Ponte querem iniciar a temporada 2023 do Campeonato de Portugal de Ralis com o pé direito, tendo como objetivo máximo discutir a vitória entre os concorrentes nacionais, desta prova que também pontua para o Campeonato da Europa da modalidade.
O amplo formato – 180 quilómetros cronometrados de 17 troços, divididos por três dias – torna o Serras de Fafe numa prova exigente, sendo, por isso, fundamental uma ótima gestão do andamento e da mecânica do C3 Rally2, unidade que foi alvo das mais recentes evoluções da Stellantis Motorsport.
Os objetivos da dupla Citroën Vodafone Team para 2023 passam por somar sólidas pontuações na secção de terra do CPR, para depois solidificar o ataque ao título de Campeões de Portugal de Ralis 2023 na fase de asfalto.
O Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2023 e também pontuável para o Campeonato Europeu de Ralis (ERC) deste ano, irá contar com o Citroën Vodafone Team, estrutura que reafirma, pelo oitavo ano consecutivo, as suas pretensões ao mais importante título dos ralis em Portugal, apesar da forte concorrência que se anuncia para este ano de 2023.
Realizado em pisos de terra, o rali do Demoporto - Clube Desportos Motorizados do Porto vai para a estrada já a partir de hoje (desta sexta-feira a domingo), sendo um evento que José Pedro Fontes já venceu em 2016, temporada em que alcançou o seu segundo título de Campeão de Portugal de Ralis, aqui já na companhia de Inês Ponte.
Contando com o renovado apoio logístico e mecânico da estrutura da Sports&You e com uma viatura totalmente revista e atualizada, a dupla irá adotar uma estratégia de enfrentar as provas em pisos de terra com o objetivo de conseguir o maior número de pontos, para depois, no asfalto, piso onde historicamente é mais forte, estar na luta pelo título.
O Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto é uma prova com 17 Especiais, num total de 180,29 km cronometrados, mais 176,68 quilómetros de ligações, um rali sempre complicado e onde a gestão do andamento e da mecânica será essencial para terminar entre os primeiros.
Na antevisão da prova, José Pedro Fontes relembrou:
“Já venci este rali e sei bem das dificuldades de uma prova desenhada para um Europeu. Ainda assim, é um rali de que gosto muito e no qual quero alcançar um dos lugares do pódio entre os portugueses, se possível o degrau mais alto. Isto porque a lista de inscritos comporta quase todos os candidatos ao título europeu, realidade que não é, de todo, o nosso foco principal. Queremos também adotar um ritmo sustentado que nos permita evitar percalços que nos estraguem a prova.”
“É por isso, uma prova de equilíbrios, para uma longa temporada em que a nossa estratégia será a mesma do ano passado, cumprir a fase em pisos de terra com a melhor classificação possível e, depois, atacar as provas de asfalto onde, acredito, continuaremos a fazer a diferença,” acrescentou o piloto do Porto.
O RALI SERRAS DE FAFE
Com quartel-general no Pavilhão Multiusos de Fafe, a secção pré-competitiva deste rali decorre na sexta-feira com as passagens de Treinos Livres (11h30 às 13h00), Qualifying Stage (13h30) – que permitirá definir a ordem de partida – e Shakedown (15h00 às 17h00), tudo tendo como palco a zona de Lagoa - Fafe e Montim. O rali irá depois para a estrada a partir das 21h00, para cumprir a SuperEspecial Fafe (1,43 km), terminando a primeira secção às 21h15 com a entrada no Parque Fechado localizado no Parque da Cidade, frente ao Pavilhão Multiusos.
A 2ª Etapa (sábado) inicia-se às 06h45 com dupla passagem pelos troços de Boticas/Vale do Tâmega (9,64 km; 08h09 e 14h39), Boticas/Senhora das Neves (15,05 km; 08h59 e 15h29), Cabeceiras de Basto (10,84 km; 10h27 e 17h02) e Vieira do Minho (11,76 km; 11h40 e 18h15), num total de 94,58 km de provas especiais de classificação para 405,06 km de ligação, perfazendo o total do dia 499,54 km. Serão três os reagrupamentos: o primeiro (09h29) no Largo da Igreja, após a primeira passagem por Boticas/Sra das Neves, outro (12h44) após a ronda matinal na Praça Mártires do Fascismo, e o final após a segunda passagem por Boticas/Sra das Neves, de novo no Largo da Igreja. Os concorrentes passam por quatro Zonas de Reabastecimento e em três ocasiões pelo Parque de Assistências (06h51, 13h06 e 19h36), antes da entrada em Parque Fechado (20h36), na Praça Mártires do Fascismo (Feira Velha).
A 3ª Etapa (domingo) inicia-se às 06h45 com dupla passagem pelos troços de Luílhas (8,09 km; 07h32 e 12h31), Seixoso (9,97 km; 08h24 e 13h23), Santa Quitéria (9,18 km; 09h14 e 14h23) e Lameirinha (14,90 km; 10h05 e 16h05), sendo que a segunda passagem por Lameirinha será a "Power Stage", um total de 84,28 km de provas especiais de classificação para 198,22 km de ligações, perfazendo o total de 282,50 km. Haverá dois reagrupamentos, às 09h29, na Praça Mártires do Fascismo, após a ronda matinal, e às 14h53, na mesma praça, após a segunda passagem por Santa Quitéria e antes da "Power Stage". São três as Zonas de Reabastecimento e duas visitas ao Parque de Assistências (06h50 e 11h34), no Estacionamento da Escola de Trânsito, antes da entrada em Parque Fechado (16h44) na Praça Mártires do Fascismo (Feira Velha).
A cerimónia de pódio e entrega de prémios será realizado frente à Câmara Municipal de Fafe (17h30).
Este ano, e pela primeira vez, o canal de desporto SportTV4 irá realizar a transmissão com mais de 14 horas em direto e ao estilo do que foi feito com sucesso nas provas de abertura do WRC (o mesmo promotor do ERC). Serão nada menos que 11 os “diretos” da SportTV4, o primeiro dos quais na noite de sexta-feira, quando tem início o rali com a super-especial desenhada no centro da cidade de Fafe.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments