José Pedro Fontes, Inês Ponte e o Citroën Rally Team, bicampeões de Portugal de Ralis (2015 e 2016) estão de regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis, cuja primeira etapa arranca esta semana.
O Rali Serras de Fafe Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto, organizada pela Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto, será o primeiro rali da temporada 2024 e vai para a estrada nos dias 23 e 24 de fevereiro com um total de 110,30 km de troços disputados em pisos de terra.
José Pedro Fontes, acompanhado por Inês Ponte, vão tentar amealhar o maior número de pontos durante a fase de terra do CPR para, depois, atacar o título na fase em que as provas serão disputadas em asfalto.
“Somos sempre mais competitivos na fase de asfalto e, por isso mesmo, não há razões para mudar para outra estratégia” afirma José Pedro Fontes. Por outro lado, o piloto da equipa Citroën Rally Team lembra que “apesar disso, preparámos a época da melhor forma e estaremos sempre com os olhos postos na vitória seja qual for a prova. O Citroën C3 Rally2 não tem atualizações de monta, que esperamos apenas para a o ciclo de homologação de 1 de Abril. Ainda assim, acreditamos que reunimos as melhores condições para, uma vez mais, lutar pelos títulos de pilotos e copilotos.”
O piloto portuense acrescentou que, “estamos apostados em atacar já no início. Uma boa e profícua fase de terra pode alavancar de forma crucial a nossa campanha para o resto do Campeonato. Foi isso que tentámos fazer em 2023, época em que, como é sabido, lutámos pelo título até ao fim. Queremos fazer mais! Queremos fazer melhor! Sinto que estamos preparados e que temos tudo para lá chegar. Vamos prová-lo já este fim-de-semana.”
O Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto é um clássico do Campeonato de Portugal de Ralis, com um percurso competitivo que passa por alguns dos melhores troços a nível nacional e internacional. Basta recordar que o troço de Fafe já foi considerado como a melhor Prova Especial de Classificação do Campeonato do Mundo de Ralis.
Com uma estrutura mais compacta depois da saída do calendário do Campeonato Europeu de Ralis, a prova de abertura do CPR 2024 propõe um desafio com 110,30 km de provas especiais de classificação disputadas entre sexta-feira e sábado, em piso de terra. O primeiro dia terá as passagens por Boticas/Vale do Tâmega e Boticas/Senhora do Monte, terminado a sexta-feira com a classificativo espetáculo em Fafe às 21h00. O dia de sábado será preenchido com as duplas passagens pelos clássicos Luílhas, Cabeceiras de Basto, Seixoso e Lameirinha, que será, também, a Power Stage do Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto.
Primeira prova do CPR 2024, o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto corre-se entre sexta-feira, dia 23 de fevereiro e sábado, dia 24 de fevereiro, com uma estrutura composta por 2 Etapas, 6 seções e 11 Especiais (4 classificativas percorridas por duas vezes, mais duas classificativas disputadas uma vez e uma Super Especial) que representam 110,30 km cronometrados, num percurso total de 476,49 km.
Com quartel-general no Pavilhão Multiusos – Parque da Cidade – Fafe, a secção pré-competitiva decorre na sexta-feira com os Treinos Livres (08h00 às 08h30), Qualificação (09h00 às 09h30) e, depois, o Shakedown (09h30 às 11h00), tendo como palco o troço de Montim (3,61 km).
A 1ª Etapa e a primeira e segunda secção do rali (sexta-feira) irão para a estrada a partir das 15h45 para cumprir a passagem pelas especiais de Boticas/Vale do Tâmega (9,64 km às 16h13) e Boticas/Sr. do Monte (11,53 km às 16h51) e a Super Especial de Fafe (1,62 km às 16h51). Segue-se a passagem pelo Parque de Assistências (22h00 na Praça das Comunidades – Fafe) antes da entrada no Parque Fechado (Frente ao Parque Multiusos - Fafe) às 22h15, terminando a 1ª etapa e a primeira e segunda seções.
A 2ª Etapa e a terceira, quarta, quinta e sexta seções iniciam-se no sábado (24 de fevereiro) às 07h10 para disputarem a primeira e segunda passagens por Luílhas (11,90 km às 08h00 e às 10h26) e Cabeceiras de Basto (10,68 km às 11h09). Segue-se um reagrupamento na Praça Mártires do Fascismo (Feira Velha) às 11h44 (final das secções 3 e 4), antes da passagem pelo Parque de Assistências (12h29). Após o Parque de Reabastecimento, a prova recomeça com as duas passagens pelos troços de Seixoso (9,97 km às 13h32 e 16h00) e Lameirinha (11,18 km às 14h30 e 16h58) sendo que a segunda passagem por Lameirinha (11,18 km) será a “Power Stage”. A prova termina com a entrada em Parque Mártires do Fascismo (Feira Velha) em Fafe (17h32).
Contas feitas, o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto terá um percurso cronometrado com 110,30 km, 366,19 km de ligações, o que perfaz um total do Rali de 476,49 km. A festa de consagração e a entrega de prémios será realizada no Parque Mártires do Fascismo (Feira Velha), a partir das 19h00.
O C3 RALLY2 DO CITROËN RALLY TEAM
Homologado na categoria “Rally2”, o C3 Rally2 do Citroën Rally Team integra todas as mais recentes evoluções técnicas e de set-up disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direcionado para estruturas privadas. Estas soluções têm sido alvo de testes extensivos ao longo dos últimos meses, para enfrentar os desafios das diferentes oito provas do CPR 2024, uma vez mais assente num perfeito equilíbrio entre pisos de terra e asfalto.
Citroën C3 Rally2 – Principais Características Técnicas
- Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado
- Motor: Citroën Racing de 1.6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.
- Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.
- Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.
- Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.
- Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.
- Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.
- Travão de mão: Comando hidráulico.
- Suspensões: Tipo McPherson.
- Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).
- Comprimento x Largura: 3 996 mm x 1 820 mm.
- Distância entre eixos: 2 567 mm.
- Vias: 1 618 mm (dianteira e traseira).
- Reservatório de combustível: 81 litros.
- Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).
CALENDÁRIO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2023
Data Prova Organizador
23 a 24 março Rali Serras de Fafe (terra) Demoporto - CDMP
15 a 16 março Rali Casinos do Algarve (terra) Clube Automóvel do Algarve
26 e 27 abril Rali Terras d’Aboboreira (terra) Clube Automóvel de Amarante
09 a 12 maio Vodafone Rally de Portugal (terra) Automóvel Club de Portugal
22 a 22 junho Rali de Castelo Branco (asfalto) Escuderia de C. Branco
1 a 3 agosto Rali Vinho da Madeira (asfalto) Club Sports da Madeira
13 a 14 setembro Rali da Água Cim - Alto Tâmega (asfalto) Clube Aventura do Minho
11 a 12 outubro Rali Vidreiro Centro de Portugal (asfalto) C. A. da Marinha Grande
Comments