Com 72 participantes à partida, nem os chuviscos constantes impediram a rampa da Penha de receber muito público, que vibrou com as diversas passagens dos carros nesta prova organizada pelo Demoporto.
O líder do campeonato, Hélder Silva, após sólida vitória em Murça, o bicampeão nacional absoluto em título foi o mais rápido nas três subidas realizadas durante a tarde de sábado e, reservou o melhor momento para a única Subida de Prova do programa, onde estabeleceu um tempo que colocou os seus dois adversários mais próximos a uma distância significativa.
Na Subida de Prova, rodou em 1:28.385, alcançando, com piso ainda húmido, a espantosa média horária de 113,23 km/h. Ainda melhor para as suas pretensões a novo triunfo, foi o facto de ter colocado José Correia (Norma FC20), o mais próximo adversário, a 4,7 segundos, com este a levar de vencida o duelo com António Rodrigues (Silver Car EF10), algo conservador na abordagem ao primeiro dia, e terminando a 6 segundos do líder.
No entanto, com a previsão de tempo completamente seco para domingo, os tempos de sábado poderão nada valer para efeitos da classificação final, pois contam os dois melhores, em somatório e, pela frente, estão duas subidas de prova por realizar, provavelmente com piso bem mais rápido que no sábado.
Vítor Pascoal teve uma tarde e crescendo. Se nas duas subidas de treino, pareceu algo cauteloso, na Subida de Prova, forçou o andamento no seu Porsche 991 GT3 CUP e alcançou a melhor marca entre os GT, sendo ainda o 4º mais rápido da geral.
Já Gabriela Correia levou o seu Mercedes AMG GT4 ao topo da tabela de tempos dos GT, embora com Pascoal sempre por perto. No entanto, na Subida de Prova, deu um toque forte nos rails, já na parte final da rampa e ficou sem tempo, sendo obrigada a registar dois tempos nas duas subidas de prova do programa de domingo.
Com tudo isto, o espanhol Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 CUP) acabou este sábado no 2º lugar, a 6,7 segundos do líder dos GT, com José Carlos Magalhães a levar o Porsche 911 GT3 CUP da MNE Sport ao 3º melhor tempo, a 10,6 segundos de Pascoal.
No 5º posto da tabela de tempos absoluta encontrámos o dominador habitual dos Protótipos B. Nuno Guimarães foi paulatinamente ganhando confiança e, na subida “a valer”, estabeleceu uma marca que o colocou no Top 5 e longe da concorrência entre os B.
Logo atrás, encontrámos no 6º lugar Luís Nunes. O piloto da Nunes Sport imprimiu, como sempre, um ritmo tremendo ao Skoda Fabia R5 e foi, por larga margem, o dominador dos Super Challenge,. Nesta categoria quem mais perto de andou foi o regressado Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer EVO VI), 2,7 segundos mais lento, tendo logo atrás outro EVO VI da marca nipónica, tripulado por José Carlos Pouca Sorte, a 4,2 segundos de Nunes.
Já no duelo dos Turismos, José Correia (Cupra TCR) foi o 7º da geral e superiorizou-se a Luís Delgado (Cupra Competicion TCR), com os dois a ficarem separados por 1,2 segundos. Sérgio Nogueira comemorou o seu regresso ao Renault Clio RS com o 3º melhor tempo da categoria, sendo o mais rápido na Divisão 3.
Tiago Pinto trouxe até à Penha o LBS Motor Club RX 01, sendo o único participante nas lides da Taça de Portugal de Kartcross de Montanha. Sofreu com alguns problemas mecânicos, mas, na subida de prova, já conseguiu rodar rápido, estabelecendo uma marca perto do Top 20.
Flávio Sainhas ‘passeou” a sua superioridade entre os Clássicos. A sua tarefa ficou ainda mais facilitada com os problemas de direção que afetaram o Ford Escort RS 1800 de José Pedro Gomes, com este a não participar na subida de prova.
Como tal, quem mais perto rodou do covilhanense foi Fernando Salgueiro. Mesmo assim, o bicampeão nacional não rodou sem problemas no seu Ford Escort MKII e fez mais 8,3 segundos do que Saínhas. A 11,7, com o 3º tempo, ficou Gilberto Pinto, num Austin Mini Cooper S.
Nos Legends, Pedro Alves não teve rival por perto. No fecho do primeiro dia, o vila-realense e o seu Citroen Saxo VTS estão já com 8 segundos de vantagem sobre José Coimbra (Opel Astra) com Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé) em terceiro, 8 décimas atrás do piloto do Astra,
Armando Freitas sai desta jornada inaugural no comando dos 1300, mas o fafense esteve longe de exercer um domínio musculado, como é seu hábito. Na subida de prova, superou o regressado Francisco Milheiro (Peugeot 106), mas por apenas 341 milésimas de segundo, tendo ainda João Diogo Santos (Fiat Punto) a singelas 5 décimas. O duelo a 3 promete!
Já hoje, domingo, a partir das 10 da manhã, o cardápio da edição 2023 da Rampa da Penha Paisagem Protegida incluirá 4 subidas. Uma de warm-up, outra de treinos e duas subidas de prova, decisivas para o desfecho competitivo.
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