A jornada transformacional da Aston Martin dá um grande passo em frente com o carro conceito Valhalla, trazido agora para a realidade da produção como um supercarro híbrido de motor central verdadeiramente focado no motorista.
Liderado pelo CEO da Aston Martin, Tobias Moers, o projeto Valhalla é o produto mais recente e mais significativo da estratégia “Project Horizon” da marca até o momento; um carro que irá ampliar o portfólio de modelos para refletir a presença da Aston Martin na Fórmula Um, definir os melhores padrões para desempenho, dinâmica e prazer de dirigir, e conduzir a transição da combustão interna para híbrido e no futuro próximo powertrains totalmente elétricos.
O Presidente Executivo da Aston Martin, Lawrence Stroll disse: “O primeiro supercarro de motor central de produção da Aston Martin, Valhalla, é um momento verdadeiramente transformacional para esta marca. O lançamento do Valhalla demonstra o compromisso da Aston Martin em construir uma gama de carros com motor central excepcionais, um próximo estágio crucial na expansão de nossa linha de produtos. Também pareceu apropriado revelar este supercarro deslumbrante no lar do automobilismo e na casa da Aston Martin Cognizant Formula One Team e marca o retorno do Aston Martin ao Grande Prêmio da Inglaterra pela primeira vez em mais de 60 anos, um verdadeiro marco. ”
Construído com chassis, expertise aerodinâmica e eletrônica forjados na Fórmula 1, e tecnologia de powertrain híbrida de ponta em seu coração, o Valhalla é uma vitrine tecnológica formidável.
Com um motor central a gasolina/bateria de 950 cv, a nova estrutura de fibra de carbono e aerodinâmica moldada pela filosofia pioneira vista pela primeira vez no revolucionário Aston Martin Valkyrie, o Valhalla trará o equilíbrio perfeito entre desempenho de hipercarro e trem de força avançado, dinâmica de condução e sofisticação exclusiva com materiais de design para realmente redefinir o setor dos supercarros.
Para um verdadeiro engenheiro como Moers, Valhalla marca o momento em que a Aston Martin cumpre promessas anteriores, ele diz: “Preservar a essência de um carro-conceito excepcional é vital ao enfrentar o desafio de colocá-lo em produção. Com Valhalla não apenas permanecemos fiéis ao nosso compromisso de construir um supercarro mundial, mas também excedemos nossos objetivos originais. O resultado é uma máquina de direção pura - aquela que existe na vanguarda em desempenho e tecnologia, mas permite que o motorista sinta a emoção de uma conexão e controle completos. ”
No coração de Valhalla está seu novo trem de força PHEV, que possui três motores; o principal deles é um motor V8 biturbo de 4.0 litros montado na parte central traseira. O motor V8 mais avançado, responsivo e de melhor desempenho já instalado em um Aston Martin, ele apresenta um virabrequim plano para maior capacidade de resposta. Acelerando para 7200 rpm e desenvolvendo 750 cv, ele envia tração exclusivamente para o eixo traseiro. Exalando através de um sistema de escapamento leve com abas ativas para um caráter sonoro Aston Martin ajustável e autêntico, ele também possui saídas de escape na parte superior para maximizar o aspecto visual e auditivo.
Complementando este novo motor V8 está um sistema híbrido de bateria 150kW / 400V utilizando um par de E-Motors; um montado no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. O sistema elétrico contribui com mais 204 CV para uma saída de potência combinada de 950 CV. Quando conduzido no modo EV, a energia da bateria é direcionada exclusivamente para o eixo dianteiro. Em outros modos de condução, a energia da bateria é dividida entre os eixos dianteiro e traseiro. A percentagem enviada para cada eixo varia constantemente de acordo com as demandas de pilotagem. Em certas situações, 100% da energia da bateria pode ser enviada para o eixo traseiro, complementando a força total do V8 para desempenho máximo.
Completando o trem de força está uma transmissão DCT de 8 velocidades totalmente nova. Projetada e construída exclusivamente para a Aston Martin, esta nova caixa de câmbio paddle-shift foi desenvolvida especificamente para a era híbrida. Apresentando e-reverse (que utiliza os motores elétricos do PHEV e, portanto, economiza peso ao negar a necessidade de uma marcha à ré convencional), a transmissão também possui um diferencial eletrônico de deslizamento limitado (E-Diff) no eixo traseiro para tração máxima e agilidade de manuseio .
A energia elétrica também é usada para melhorar o controle e a resposta de baixa velocidade, bem como fornecer capacidade de reversão. E, graças ao torque instantâneo dos E-Motors, o sistema híbrido aumenta o motor V8 para oferecer uma aceleração sensacional. O desempenho perfeito é ainda auxiliado pelo E-Motor e V8 sendo capaz de operar diferentes marchas simultaneamente, o que permite uma entrega de torque máximo de 1000Nm.
Rodando no modo somente EV, o Valhalla será capaz de atingir no máximo 130 km/h e liberando todos os 950 cavalos, o Valhalla alcançará uma velocidade máxima de 330km/h e vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentarios