top of page

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR Sport no Toyota RAV4


Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

O RAV4 é o mais recente modelo da Toyota a ser disponibilizado na versão GR Sport, versão apimentadas dos modelos da marca japonesa e inspiradas no braço de competição da Toyota vencedor de vários campeonatos mundiais em diversas categorias do automobilismo.


Disponível com uma escolha de motorizações híbridas elétricas ou híbridas plug-in com motor de combustão interna de 2,5 litros o tema GR Sport vem na sequência das aplicações em outros modelos Toyota, desde o Yaris, Yaris Cross, C-HR e Corolla até à poderosa pick-up Hilux.


Além de detalhes no acabamento da carroceria também as exclusivas jantes de liga leve GR SPORT de 19 polegadas foram concebidas para reduzir o peso e aumentar a rigidez. Seu design de cinco raios duplos se destaca com um acabamento em preto brilhante.


O interior também apresenta detalhes de estilo exclusivos da versão. A cor principal do estofamento e forro é o preto, com os apoios de cabeça dos bancos dianteiros com o logotipo GR visível para personalização do interior.

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4
Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

O visual sofisticado da cabine é aprimorado por detalhes metálicos cinza escuro no volante, nas molduras das saídas de ar e na estrutura do console central ao redor da alavanca de câmbio. O logotipo GR também é aplicado no volante e nos tapetes.


Ainda no interior destaque para o visor de instrumentos do motorista de 12,3 polegadas totalmente digital e a opção de personalizar o conteúdo através de quatro temas: Casual, Inteligente, Resistente e Esportivo. As opções incluem três layouts diferentes para os medidores principais, enquanto cada versão mantém um velocímetro digital central e indicador de mudança. A iluminação de fundo muda automaticamente com o modo de condução selecionado.


O display possui três zonas distintas de multi-informação. A seção central apresenta as informações mais utilizadas, como indicadores dos sistemas avançados de segurança do carro. Aqueles à esquerda e à direita fornecem detalhes de consumo de combustível, seleção de áudio e outros dados; o motorista também pode personalizar a exibição com um widget destacando suas informações preferidas.

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4
Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

Multimídia

O RAV4 GR SPORT está equipado com o mais recente sistema multimédia Toyota Smart Connect operado através de um ecrã táctil de 10,5 polegadas. Montado centralmente no painel e moldado para harmonizar com os ângulos do design interior do carro, o monitor tem uma superfície preta contínua e apresenta gráficos em alta definição para nitidez e clareza em todas as condições de iluminação.

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

Os usuários podem conectar seu smartphone ou tablet ao sistema – com ou sem fio se estiver usando o Apple CarPlay ou com fio para o Android Auto.


O pacote multimídia inclui acesso à navegação com base em informação na nuvem, que usa informações de eventos de tráfego em tempo real constantemente atualizadas para um planejamento de rota preciso e eficiente. Há também um sistema de navegação embutido que pode ser usado quando nenhuma conexão de dados com a nuvem estiver disponível. Isso tem funções adicionais, incluindo reconhecimento de sinalização rodoviária, informações meteorológicas locais e alertas ao motorista quando o veículo se aproxima de zonas restritas de baixa emissão (LEZs).

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

O uso de comandos de voz ficou mais fácil com o novo agente de voz integrado “Hey Toyota”. Isso responderá a solicitações faladas para ajustar o controle do ar-condicionado, escolher opções de multimídia, fazer uma chamada telefônica ou abrir e fechar as janelas. “Hey Toyota” é projetado para entender a fala de conversação, então se você disser “estou com frio” ele responderá fechando as janelas ou aumentando a temperatura da cabine. Com dois microfones instalados no painel de instrumentos, o sistema reconhecerá e responderá aos comandos do motorista e do passageiro dianteiro. Ele também reconhecerá comandos em meio ao ruído de fundo, portanto não há necessidade de desligar o áudio.


As atualizações de software são realizadas automaticamente pela nuvem, por meio do módulo de comunicação de dados (DCM) do carro. Isso significa que não há necessidade de levar o carro a uma oficina para atualização do sistema. Da mesma forma, o sistema pode ser usado para atualizar o software do Toyota T-Mate/Toyota Safety Sense.


Serviços remotos através do aplicativo MyT

O motorista pode acessar várias funções úteis remotamente, por meio do aplicativo MyT para smartphone. As preocupações familiares sobre se você deixou uma janela aberta, as portas destrancadas ou as luzes acesas depois de se afastar do carro são abordadas com notificações remotas para confirmar que o veículo está seguro. Esse recurso é padrão em todos os modelos RAV4.

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

Você também pode travar e destrancar as portas – um recurso útil se alguém sem chave precisar de acesso, por exemplo, para deixar um pacote ou limpar o carro. As luzes de perigo também podem piscar, facilitando a localização do veículo em um estacionamento grande ou movimentado. Esses recursos são padrão nos modelos intermediários, juntamente com a operação remota do controle climático para aquecer ou resfriar a cabine antes de fazer uma viagem.


O status do veículo pode ser verificado, incluindo o nível de combustível e a autonomia, avisos de revisões e detalhes da última avaliação técnica ao veículo também são facilmente visualizadas.

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

Suspensão

As molas helicoidais dianteiras e traseiras foram reforçadas para colocar o foco na agilidade e capacidade de resposta. As alterações no coeficiente da mola são compensadas pelo ajuste apropriado da força de amortecimento. No modelo elétrico híbrido plug-in, as taxas de mola aumentaram de 30 para 36 N/mm na frente e 49 para 55 N/mm na traseira; no híbrido elétrico GR SPORT os respectivos aumentos são de 28 a 30 e 40 a 46 N/mm.


A configuração de suspensão no RAV4 usa a solução MacPherson nas rodas dianteiras e triângulos duplos na traseira - ambos com barras estabilizadoras.

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

Powertrains


Híbrido Elétrico

O RAV4 GR Sport elétrico híbrido apresenta a tecnologia totalmente híbrida de quarta geração da Toyota. A potência total do sistema é de 222 cv/163 kW, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos através de um motor a gasolina de quatro cilindros Hybrid Dynamic Force de 2,5 litros.


O consumo de combustível em ciclo combinado WLTP é de 5,8 l/100 km com emissões de CO2 de 132 g/km.


Elétrico Híbrido Plug-in

A Toyota entrega o RAV4 mais potente até agora com a introdução de um sistema elétrico híbrido plug-in que produz um máximo de 306 cv/225 kW. Este nível de potência permite a aceleração da inércia até 100 km/h em 6,0 segundos. Mesmo ao dirigir no modo EV totalmente elétrico, o desempenho é rápido, com aceleração comparável a um veículo a gasolina de 2,0 litros.

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

Sua eficiência é maximizada pelo carro rodando no modo EV por padrão, depois mudando para o modo elétrico híbrido de carregamento automático quando a carga da bateria de íon-lítio se esgota. Com uma carga completa, o RAV4 Plug-in Hybrid GR SPORT pode percorrer até 75 km (ciclo combinado WLTP) e atingir velocidades de até 135 km/h.


Tração elétrica inteligente nas quatro rodas

Os modelos RAV4 GR Sport são equipados de série com um sistema inteligente de tração integral elétrica – AWD-i. Isso resulta em melhor economia de combustível na direção urbana, desempenho mais silencioso em altas velocidades e melhor tração em condições escorregadias. Também é mais compacto e mais leve do que os sistemas AWD mecânicos, portanto, o consumo de combustível e o espaço dentro da cabine e do compartimento de carga não são comprometidos.


O AWD-i gera torque de forma eficiente usando a energia do sistema híbrido do veículo e um motor elétrico adicional no eixo traseiro. Este formato reduz as perdas de energia, economiza peso e otimiza o desempenho da tração integral em diferentes condições de direção.


O desenvolvimento da tecnologia da Toyota oferece, segundo a marca, mais torque para as rodas traseiras, até um máximo de 1.300 Nm - igualando ou superando o torque típico alcançado com um sistema mecânico e dando ao RAV4 um desempenho mais seguro, por exemplo, ao arrancar em superfícies soltas e escorregadias . A divisão do torque dianteiro/traseiro pode variar de 100:0 até 20:80, de acordo com as condições de condução. A relação é otimizada automaticamente para oferecer melhor dirigibilidade, estabilidade e desempenho off-road. Em particular, o motorista notará um rastreamento de linha mais fiel nas curvas em condições escorregadias.

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

Gestão Integrada AWD

O desempenho da tração nas quatro rodas é aprimorado ainda mais com AWD Integrated Management (AIM), um recurso exclusivo do RAV4 que ajusta automaticamente diferentes sistemas do veículo – assistência de direção, controle de freio e acelerador, padrão de mudança e distribuição de torque – de acordo com o modo de condução selecionado, NORMAL, ECO ou SPORT. No modo SPORT, o AIM modifica a assistência de direção, o cronograma de mudança do controle do acelerador e a distribuição do torque de direção para obter melhor desempenho na estrada.


Capacidade de “fuga” com o modo Trail

Introduzido pela primeira vez com a geração atual do RAV4, o AWD-i tem o benefício adicional de controle automático do diferencial de deslizamento limitado - Trail Mode. Isso garante a melhor aderência e controle possíveis em superfícies escorregadias. Ele também pode fornecer assistência valiosa ao enfrentar condições desafiadoras fora de estrada.

Isso evita o risco de o veículo ficar preso se uma roda motriz perder o contato com o solo em terrenos muito irregulares. Nesse cenário, o motorista pode ativar o Modo Trail usando um botão no console central, freando a roda que gira livremente e direcionando o torque de acionamento para a roda aterrada. O controle do acelerador e o padrão de mudança da transmissão também são adaptados para ajudar o motorista a manter o veículo em movimento.

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

Segurança Avançada e Assistência ao Motorista

O novo GR SPORT se beneficia do pacote Toyota T-Mate aprimorado de recursos de segurança e assistência ao motorista introduzidos em toda a linha de modelos para 2023. Isso inclui funções adicionais que podem alertar o motorista e ajudar a evitar uma ampla gama de riscos comuns de acidentes rodoviários.

Com duas motorizações, mercado europeu ganha versão GR SPORT na Toyota RAV4

O sistema de pré-colisão (PCS) do Toyota Safety Sense ganha suporte de interseção que pode ajudar em manobras mais seguras em cruzamentos. Fornecido nas , ele detectará se o carro está prestes a cruzar o caminho de qualquer tráfego que se aproxima e se há pedestres atravessando a estrada em que o veículo está se movendo, alertando o motorista e, se necessário, iniciar o controle de frenagem para ajudar a evitar um impacto.


Já a Assistência de Direção de Emergência (ESA) também foi aplicado recentemente, ajudando o motorista a evitar um pedestre que entrou na estrada, mantendo o carro sob controle e dentro da faixa de tráfego. No modelo plug-in, o ESA também pode detectar e responder a um ciclista ou a um veículo parado ou à frente. O PCS do RAV4 Plug-in Hybrid também ganha a capacidade de detectar veículos que se aproximam na faixa de tráfego do carro durante a condução diurna e reduzir o risco de colisão frontal.


 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page