top of page

Clássico: Popular carrinha checa Otavia tem origem em 1959


Clássico: Popular carrinha checa Otavia tem origem em 1959

O Octavia foi criado como uma reformulação modernizada do popular modelo Spartak, e a produção começou em 1959. O Octavia era muito semelhante ao seu antecessor, praticamente sem alterações na carroceria, exceto por alguns detalhes menores, como a grade dianteira e as lanternas traseiras.


Mas a maioria das inovações não estava no exterior do carro e sim no interior: ele recebeu um novo painel e um eixo dianteiro com novas molas helicoidais, embora o eixo traseiro mantivesse as molas de lâmina. As características de dirigibilidade superiores do carro para a época eram graças à sua suspensão independente nas quatro rodas. Em 1960 chegou a versão estendida, ao estilo Station Wagon, que logo ganhou enorme popularidade, tanto no país quanto no exterior.


A produção começou no verão do ano seguinte. A carrinha oferecia um interior espaçoso e uma bagageira de fundo plano com capacidade para 690 a 1.050 litros de carga. Enquanto a versão com carroceria original permaneceu em produção até 1964, quando foi substituído pelo não menos icônico Skoda 1000 MB, a carrinha continuou a ser fabricada até 1971. Apesar de várias séries de protótipos que nunca chegaram a ser produzidas, a versão nunca teve um sucessor adequado - até que o modelo Forman surgiu e com as novas gerações da carrinha Otavia que ganharam o mercado a partir de 1998, e que até 2022 vendeu, só da versão carrinha, mais de 2,8 milhões de unidades.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Clássico entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page